Após receber o relatório conclusivo, a Diretoria dará amplo conhecimento a toda a sociedade e a advocacia rondoniense para dar início a transparência na OAB/RO
O gerente de controladoria do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Alberto Jones Souza, encerrou no final da semana passada a auditoria administrativa e financeira na Seccional de Rondônia (OAB/RO). O motivo da auditoria é que, ao tomar posse, Andrey Cavalcante fez um levantamento do quadro financeiro da entidade e constatou que a gestão que se inicia não pode comprometer a receita deste ano com débitos do exercício anterior.
De posse desse levantamento, Cavalcante pediu apoio ao Conselho Federal para que fosse orientado sobre a forma correta de proceder e, de imediato, o Conselho enviou o gerente de controladoria para levantar as contas. O relatório com parecer final deve ser encaminhado a Presidência da Seccional de Rondônia nos próximos dias.
Com o relatório conclusivo em mãos, a Diretoria dará amplo conhecimento a toda a sociedade e a advocacia rondoniense da íntegra do documento. “O levantamento da auditoria é fundamental para que possamos identificar as causas que levaram a OAB de Rondônia a assumir compromissos que estão fora de seu orçamento. Também é necessário para que nós possamos nos balizar, por meio das estimativas de nossas receitas e despesas, e por em prática o nosso plano de gestão”, explica Cavalcante.
O Presidente complementa que enquanto não tiver uma projeção de como resolver as questões financeiras que comprometem o orçamento da Ordem em Rondônia, fica totalmente impedido de assumir, de imediato, os compromissos firmados em campanha. “Temos responsabilidade e jamais vamos assumir compromissos que podem comprometer a gestão ou a imagem institucional da nossa entidade. Primeiro vamos organizar a Casa e daremos toda a divulgação de como faremos isso. Depois dar total transparência, em nosso sítio oficial, de todas as nossas receitas e despesas. Tudo isso para que os reais donos da OAB de Rondônia possam acompanhar como são geridos os recursos destinados exclusivamente ao fortalecimento da nossa categoria”, finaliza Andrey.