O General de Brigada (EB), Diógenes de Souza Gomes, deixou o comando da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, durante solenidade realizada na noite de quarta-feira (13), em Porto Velho (RO). Durante o período em que esteve no cargo, desde janeiro de 2024, ampliou a integração da organização militar com outras forças para garantir a soberania da Amazônia, combater os crimes transfronteiriços e proteção ambiental. A troca de comando é um ato parte da rotina militar do Exército Brasileiro.
Ao se despedir, o General Diógenes fez um balanço do período à frente da Brigada, destacando a integração militar em defesa dos interesses brasileiros. “O balanço é de gratidão. Gratidão a Deus, à minha equipe e à população da região. Trabalhamos lado a lado com órgãos de segurança pública e instituições, combatendo ilícitos transnacionais, protegendo a floresta e levando apoio às comunidades ribeirinhas e povos originários. Vou levar eterna saudade da nossa Brigada".
Em solenidade presidida pelo comandante militar da Amazônia, General Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, foi empossado o novo titular a 17ª Brigada, o General de Brigada Marco Aurélio Magalhães Cavalcanti, que tem a missão de dar continuidade aos diversos projetos e ações realizadas pelo Exército em Rondônia, Acre e Sul do amazonas.
O novo comandante
Natural de Recife (PE), o General Marco Aurélio ingressou na carreira militar em fevereiro de 1991. A solenidade reuniu familiares, autoridades civis e militares. Um dos momentos mais simbólicos foi a inauguração e fixação da foto do General Diógenes na galeria de ex-comandantes da Brigada, eternizando sua contribuição à história da unidade.
Ao assumir a 17ª Brigada, o General Marco Aurélio reafirmou seu compromisso com a continuidade do trabalho e com o vínculo entre a Brigada e a comunidade regional. “Voltar à Amazônia é muito motivador. A ligação da 17ª Brigada com a sociedade é forte e meu objetivo é preservar e fortalecer essa relação, mantendo o trabalho que o Exército vem realizando na região”.