Você se pega falando sozinha dentro de casa ou em algumas situações do seu dia a dia? Não se preocupe, esse hábito é mais comum do que se imagina. Para algumas pessoas pode até parecer uma prática estranha, mas conversar em voz alta consigo mesma é até saudável.
Quem afirma é a psicóloga Cibele Santos ao canal Vida e Estilo, do Metrópoles. Segundo ela, esse hábito está, muitas vezes, relacionado à autorreflexão, à organização dos pensamentos e até ao fortalecimento da autoconfiança.
O que significa falar sozinho em casa? A psicologia explica
De acordo com a psicóloga, um dos principais motivos que levam as pessoas a falarem consigo mesmas sozinhas está no auxílio no processamento emocional.
"Falar em voz alta ajuda a esclarecer sentimentos. É uma forma de aliviar a tensão e compreender melhor o que se está sentindo", explica ao site.
Ao conseguir verbalizar o que está pensando, você conseguirá estruturar melhor as suas ideias, e isso facilita a tomada de decisões no dia a dia.
"Quando reafirmamos nossas metas em voz alta, nos tornamos mais focados e determinados", acrescenta.
Falar sozinho pode ajudar no desenvolvimento de autoconfiança
Falar sozinho pode fortalecer a autoconfiança, especialmente em situações de pressão, como entrevistas ou apresentações, ao estimular pensamentos positivos e segurança emocional.
Segundo a psicóloga Cibele, esse hábito também reflete inteligência emocional, ao permitir que a pessoa reconheça e expresse seus sentimentos de forma consciente e construtiva.