Um grupo criado pelo governo federal desenvolverá um projeto que possa suprir todas as necessidades de navegação por satélite com domínio da tecnologia
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Em resposta ao aumento das tarifas e ameaças feitas pelos Estados Unidos durante o governo Donald Trump, o governo brasileiro formou um grupo interministerial para analisar a implementação de um sistema nacional de navegação por satélite. É que, além do tarifaço, Trump ameaça suspender os serviços de GPS via satélite para o Brasil, o que afetaria diversos setores tecnológicos. De acordo com a resolução do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), aprovada em 1º de julho de 2025, o Brasil oficializou a medida de criar um sistema próprio que seja administrado pelo governo brasileiro.
Essa ação integra uma estratégia de soberania tecnológica e autonomia estratégica do Brasil em meio ao aumento das tensões comerciais e geopolíticas com os Estados Unidos. Com o GPS próprio, o Brasil terá autonomia e segurança no sistema próprio, evitando apagão de sistema que possa prejudicar diversos setores e serviços, como: petróleo e gás, mineração, agricultura, transporte, defesa e segurança e sistema financeiro.
Informações colhidas pelo Rondoniaovivo indicam que inicialmente o grupo vai mapear a dependência do Brasil em relação a sistemas estrangeiros como o GPS dos EUA, avaliar vulnerabilidades e capacidades laboratoriais e industriais do Brasil, e estudar rotas de desenvolvimento, tecnologias possíveis e fontes de financiamento.
Para criar o GPS brasileiro, o trabalho será coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), tendo o apoio dos ministérios da Defesa, Comunicações e Desenvolvimento, Indústria e Comércio.
Também terá a participação de nove instituições, incluindo a Força Aérea, Anatel, AEB (Agência Espacial Brasileira), Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Telebras e Finep (Financiadora de Estudos e Projetos).
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!