O presidente da Confederação Brasileira de Futebol - CBF, Samir de Araújo Xaud, foi agraciado nesta terça-feira (2) com o título de Cidadão de Rondônia concedido pela Assembleia Legislativa de Rondônia - ALE/RO, em uma solenidade extremamente criticada por uma parcela significativa da população.
Sem qualquer identificação ou histórico com Rondônia, Samir Xaud vem tendo essa homenagem bastante criticada, uma vez que o futebol rondoniense há décadas está esquecido, além de ser uma demonstração de subserviência do poder legislativo frente à uma autoridade que pouco, ou nada, fez pelo Estado.
Vale destacar que Xaud assumiu a CBF em meio à denuncias de Escândalos familiares; improbidade administrativa, grilagem de terra, entre outras polêmicas, ele á nascido no Rio de Janeiro e nunca havia colocado seus pés em Rondônia até esta última segunda (1).
Xaud já foi diretor do Hospital Geral de Roraima (HGR), onde foi acusado de falsificação de documentos para simular serviços médicos inexistentes, beneficiando indevidamente a empresa Coopebras e gerando um possível prejuízo de R$ 1,4 milhão aos cofres públicos.
Ele também perdeu a função de peito pelo estado de Roraima por força da Justiça após ser designado para avaliar uma lesão na perna esquerda de um motociclista, mas examinou o braço esquerdo e constatou apenas lesões leves.
Agora cidadão rondoniense, Samir Xaud retornou para o Rio de Janeiro, onde se reúne na moderna e distante sede da CBF, de onde não deve retornar tão cedo para as terras de Rondon.