WORKSHOP: Modelos sustentáveis para a pecuária são debatidos em Rondônia

As inscrições estão abertas com vagas limitadas

WORKSHOP: Modelos sustentáveis para a pecuária são debatidos em Rondônia

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
Nos dias 30 de junho e 1º de julho, Porto Velho (RO) receberá o Workshop Regularização Ambiental da Pecuária – Caminhos para a Produção Sustentável, promovido pela Ecoporé em parceria com a Embrapa. O evento acontece no Instituto Federal de Rondônia (IFRO), campus Zona Norte, e é voltado a técnicos, estudantes e profissionais que atuam na cadeia produtiva da pecuária.
 
A atividade marca o lançamento do projeto Escola da Pecuária Sustentável, com uma programação de dois dias de formações teóricas e práticas voltadas à restauração ambiental, manejo de pastagens e regularização das propriedades. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela plataforma Sympla: [clique aqui](https://www.sympla.com.br/evento/workshop-regularizacao-ambiental-da-pecuaria-caminhos-para-a-producao-sustentavel/2984487).
 
A Escola da Pecuária Sustentável é financiada pela Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável por meio do projeto Transparência e Sustentabilidade em Cadeias Produtivas na Amazônia (ProTS), implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). As vagas são limitadas.
 
 
De acordo com Semirian Campos Amoêdo, coordenadora do projeto, a iniciativa visa preencher uma lacuna importante na cadeia da pecuária. “Esse projeto vem como resposta à necessidade de formação de técnicos e produtores quanto à recuperação de áreas, regularização ambiental e manejo das pastagens. Em parceria com a Embrapa, propomos uma abordagem focada em sistemas produtivos sustentáveis, com ações que vão além da teoria”, explica.
 
A programação também inclui debates sobre entraves ambientais, políticas públicas, restauração ecológica e participação comunitária. A ideia é que os participantes do primeiro ciclo – voltado aos técnicos – contribuam para indicar locais e estratégias para futuras formações com produtores rurais.
 
“A proposta é promover uma formação continuada. A partir deste workshop, os participantes poderão integrar oficinas temáticas, visitas técnicas e ações em unidades demonstrativas em propriedades da região, com foco em boas práticas como Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), recuperação de mata ciliar ou áreas produtivas”, completa Amoêdo.
 
O projeto pretende atuar nos municípios de Porto Velho, Candeias do Jamari e Itapuã do Oeste, com o objetivo de ampliar a sustentabilidade da pecuária, promover a conservação ambiental e fortalecer os laços entre instituições, técnicos e produtores.
 
"A pecuária de cria em Rondônia, majoritariamente em pequenas propriedades, enfrenta baixos índices produtivos. Melhorias como uso de genética, inseminação, estação de monta e manejo de pastagens podem aumentar a produtividade, a qualidade dos bezerros e a renda, reduzindo a pressão ambiental. Instituições e órgãos públicos têm papel chave na difusão dessas soluções", finaliza José Marques, chefe adjunto de Pesquisa da Embrapa Rondônia.
Direito ao esquecimento
O FACEBOOK anunciou que dois plugins sociais — o botão "Curtir" e o botão "Comentar" — foram descontinuados desde 10 de fevereiro de 2026.
Você acha que o Brasil vai ser hexa nesta Copa do Mundo?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS