O Congresso é das 14h às 18h e das 19h às 21h30.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Mestrado em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (DHJUS), programa de pós-graduação implementado pela Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), em parceria com a Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), realizará, no período de 16 a 20 de outubro, o I Congresso Internacional de Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça, no Teatro Guaporé, em Porto Velho..jpg)
O evento será realizado no Teatro Guaporé, com algumas atividades no auditório do Ministério Público do Trabalho, ao lado do teatro.
O Congresso é das 14h às 18h e das 19h às 21h30. A programação do evento se divide em três eixos principais: apresentação de artigos dos mestrandos do DJUS, minicursos e mesas-redondas.
Os artigos serão apresentados nos dias 16, 19 e 20 de outubro, sempre às 14h no Teatro Guaporé. Entre os temas pesquisados estão a violência de gênero, o trabalho escravo, os conflitos agrários, a justiça restaurativa e a violação de direitos humanos.
Questões sociais
O evento tem como objetivo promover discussões interdisciplinares sobre diversas problemáticas dos direitos humanos e questões de justiça, como direito dos povos e grupos sociais, territorialidade, marginalização e gênero.
Tais temas serão abordados por meio de mesas de debate, palestras e minicursos, além da apresentação das pesquisas dos mestrandos do DHJUS.
Lista dos artigos a serem apresentados
Os cinco minicursos serão oferecidos entre os dias 17 e 20 de outubro, sempre no período vespertino.
História da Amazônia: uma visão a partir dos conflitos, com doutor Marco Teixeira (UNIR);
Perspectivas antropológicas sobre gênero e sexualidade, com doutora Fátima Weiss de Jesus (UFAM);
Direitos Humanos e Direitos Territoriais: desafios e perspectivas na Amazônia, com mestre Judith Costa Vieira (UFPA) e doutor Ricardo Gilson (UNIR);
Quilombos e os Direitos Constitucionais (Partes 1 e 2), com doutora Ilka Boaventura Leite (UFSC), serão realizados no Auditório do MPT com 200 vagas cada. Já o minicurso Democracia e Direitos Humanos (Partes 1, 2 e 3) com o Dr. Giuseppe Tosi (UFPB) será no Teatro Guaporé, com 240 vagas.
Mesa redonda
As mesas-redondas reunirão profissionais de renome nacional e internacional. A mesa de abertura Os novos desafios aos Direitos Humanos contarão com a participação da professora da Universidade de Coimbra, doutora Carla de Marcelino Gomes, e da coordenadora do programa de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente do UNICEF no Brasil, Casimira Benge.
Trabalho escravo, Democracia, Direitos Humanos e Gênero e Direitos Humanos das Mulheres e Justiça serão algumas das mesas-redondas realizadas com estudiosos como doutor Giuseppe Tosi (UFPB), doutora Cécilia Caballero Lois (UFRJ), doutora Fátima Weiss de Jesus (UFAM) e doutora Ilka Boaventura Leite (UFSC). O corpo docente do mestrado DHJUS também integrará as discussões.
Mostra cultural
Completando a programação do Congresso, será realizada a III Mostra Cultural “Descobrindo Talentos”, projeto de extensão desenvolvido pela Emeron, em parceria com a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). O projeto congrega os usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) por meio da arte e, na ocasião, apresentará suas atividades e produções em forma de performance e exposição.
Hotsite
O I Congresso Internacional de Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça disponibilizou um hotsite com todas as informações sobre o evento. Programação, currículo dos palestrantes e inscrições são algumas das informações que podem ser encontradas no endereço emeron.tjro.jus.br/congresso-dhjus.
Inscrições
São 240 vagas. As inscrições encerraram dia 12 de outubro, mas ainda há possibilidade de abrir as vagas remanescentes para os minicursos.
Informações: (69) 3217-1366 ou pelo e-mail mestrado.emeron@gmail.com.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!