A presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, Joana Joanora das Neves, juntamente com representantes do comércio local, se reuniu na tarde da última terça feira, 21.02, com o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Para a Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, Joana Joanora das Neves, a instalação dos vendedores ambulantes em local apropriado com estrutura que atenda suas necessidades, será positivo para o consumidor, os lojistas e os próprios ambulantes, facilitando a fiscalização da Prefeitura..jpg)
A presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, Joana Joanora das Neves, juntamente com representantes do comércio local, se reuniu na tarde da última terça feira, 21.02, com o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves. Um dos principais pontos de pauta da reunião foi a reivindicação e apresentação de propostas à Prefeitura, para designação de um espaço estruturado e adequado para a instalação dos vendedores ambulantes, que atualmente ocupam, inadequadamente, as calçadas dos centros comerciais de Porto Velho. Realizada no gabinete do prefeito, a reunião foi solicitada oficialmente na semana passada pela CDL, juntamente com o Sindilojas e a Associação Comercial de Rondônia - ACER.
Em sua fala, a presidente da CDL, Joana Joanora, fez um resgate de sua trajetória no ramo comercial, enfatizando o período em que foi também vendedora ambulante. “Conheço bem a realidade desses trabalhadores. Não é fácil o dia a dia da luta, tanto deles como dos comerciantes legalmente formalizados. Por isso, nossa proposta é que a Prefeitura, em conformidade com o código de postura do município, providencie shoppings populares ou outros espaços dessa natureza, que atendam às necessidades desses comerciantes,” declarou a presidente.
Para Joana Joanora, um espaço adequado para os camelôs, como são popularmente conhecidos, irá harmonizar a paisagem urbana, viabilizando a mobilidade do consumidor, pois atualmente a obstrução desorganizada das calçadas no centro da cidade, limita o transeunte, prejudicando o comerciante legal, e caracterizando de forma negativa o vendedor ambulante, além de dificultar a fiscalização da Prefeitura. Finalizou, deixando claro a importância dos lojistas cumprirem também com as notificações da Prefeitura, não obstruindo as calçadas com qualquer que seja a atividade.
Seguindo em consenso com a presidente da CDL, as manifestações dos empresários presentes também foram munidas de justificativas coerentes, o que levou o prefeito Hildon Chaves, acompanhado do vice-prefeito, Edgar do Boi, e do chefe de gabinete, Breno Mendes, a apresentar proposta alternativa de local provisório para a instalação dos vendedores ambulantes.
Para o prefeito, o local mais adequado para instalar esses comerciantes, nesse momento, seria o espaço do ex- terminal de integração, desativado desde janeiro deste ano. Hildon Chaves se comprometeu em trabalhar para execução o mais breve possível desse compromisso, mas solicitou enfaticamente o apoio dos empresários presentes no sentido de sensibilizar a categoria, bem como a população em geral.
Também foi reivindicado durante a reunião, pelos empresários presentes e respaldado pela CDL, que a Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado e Polícia Militar, viabilize a instalação de centrais de monitoramento eletrônico nos principais centros comerciais de Porto Velho. De acordo com a Presidente da CDL, o índice de criminalidade aumentou significativamente nos últimos anos no comércio da Capital, pondo em risco tanto os lojistas quanto a população em geral.
COMPROMISSO
Ao final da reunião, Joana Joanora e os demais empresários ressaltaram o compromisso firmado pelo prefeito de Porto Velho junto aos comerciantes, por ocasião das eleições de 2016, no qual consta como uma das suas prioridades, a criação de uma política de apoio ao empreendedorismo, voltado às micro e pequenas empresas, com ênfase na formalização dos trabalhadores.
Participaram também da reunião, o presidente do Sindilojas, Antônio Ribeiro, os diretores da CDL, Tiago Gazoni e Jayme Miguel, o diretor da ACR, Vanderlei Oriani, e os empresários Jeová D’Avila (Lojas Zanni), José Custódio (São Luiz Calçados) e Luizmar de Souza (Lojas Mila).
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!