Madeira dá sinal de vazante, mas previsões não afastam enchente

Madeira dá sinal de vazante, mas previsões não afastam enchente

Madeira dá sinal de vazante, mas previsões não afastam enchente

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.

Do início da semana até a manhã desta sexta-feira (29), o nível do rio Madeira no perímetro urbano de Porto Velho, apresentou sinais de vazante, baixando mais de um metro nas últimas 96 horas.

Hoje o manancial está com 10,09 metros, cota quase cinco metros abaixo do primeiro sinal de alerta. Mas nem por isso a Defesa Civil Municipal vai “relaxar”. Ocorre que as previsões meteorológicas para o período, indicam que as fortes chuvas registradas nas cabeceiras do rio, ainda no lado boliviano, podem alterar esse cenário em questão de dias, e elevar o nível acima da cota de transbordamento, provocando mais uma enchente.

Quando divulgou o plano de contingenciamento para a cheia desse ano, a própria Defesa Civil admitiu que o nível do Madeira poderia atingir os 17 metros no período crítico. Naquela ocasião, o secretário Vicente Bessa disse que por conta das previsões, teriam que trabalhar com o pior cenário.

Essa probabilidade do rio inundar as regiões baixas no perímetro urbano e nos distritos, torna mais consistente com o relatório de monitoramento na região do Abunã, onde o rio já alcançou os 17 metros e hoje está com 13.89 metros.

Toda essa água vai passar por aqui e o cenário certamente vai mudar”, observa Paulo Afonso, da Defesa Civil Municipal.

Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?
Quantos livros você leu em 2025?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS