Conferência debate direito à alimentação saudável

Conferência debate direito à alimentação saudável

Conferência debate direito à alimentação saudável

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.

“Discutir sobre segurança alimentar é colocar o direito humano à alimentação como prioridade para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa”, declarou

Graça Lucena, coordenadora de um projeto político-pedagógico que atua em Cacoal, e participante da 4° Conferência Municipal de Segurança Alimentar, que aconteceu no município na manhã desta quinta –feira 09 de julho, com o objetivo de ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção do controle sobre os hábitos alimentares.

Para a conferencista do evento, Cleusa Firmino, a segurança alimentar consiste no direito de cada povo definir estratégias e políticas na garantia da alimentação adequada, respeitando sua cultura e origem. “Vivemos desde o ano 2000, um momento de transição alimentar, no qual os alimentos enlatados e industrializados têm ganhado a preferência dos consumidores. Iremos discutir os prós e contras desse movimento e ações e políticas públicas para reverter essa situação”, disse. Para a secretaria de assistência social, Miriam Lacerda, a participação do público é o que torna o evento válido. “Este é o momento para discutirmos juntos com a comunidade as propostas, elencando pontos como a economia solidária, a qualidade e quantidade de alimentos ou até mesmo a execução dos programas que atendem a população nesta área”,afirmou. Segundo a acadêmica do 8° período de nutrição Andréia Priscila, a importância do debate está na transmissão do conhecimento. “Na conferência discutiremos sobre todo o caminho que o alimento percorre, desde a origem até as prateleiras. São questões abordadas e que são levadas para a comunidade, que é a principal interessada no assunto”, afirmou.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – COMSEA – Julia Amaral, o evento resultará na elaboração de 15 propostas que serão encaminhadas para a etapa Estadual e que contribuirá para a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional adotado pelo Governo Federal. “Estamos aqui junto com a comunidade, trazendo articuladores em áreas como agricultura, e representantes dos programas assistências, para ouvimos os principais questionamentos, e com base nisto elaborarmos um plano de ação efetivo” concluiu Julia.

 

Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS