Carioca visita filiado de 97 anos doente em situação delicada
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Empenhado em ajudar toda a classe e dar atenção total aos filiados, o vice-presidente do SINDSBOR (Sindicato dos Seringueiros e Soldados da Borracha do Estado de Rondônia), George Teles
“Carioca” visitou no último final de semana o senhor Belizário Costa de 97 anos no município de Pimenta Bueno - RO, que está passando por sérios problemas de saúde, após apresentar uma enfermidade no coração.
De acordo com Carioca, o Ex-soldado da Borracha ficou internado alguns dias em estado grave, onde precisou de ajuda de balão de oxigênio para respirar. Depois de apresentar melhoras, o filiado recebeu alta e está em sua residência recebendo visita médica e ajuda de parentes. Mesmo em enfermo o idoso disse a o representante do Sindsbor, que está torcendo, para seus direitos trabalhistas, que estão tramitando no Supremo Tribunal Federal em Brasília sejam pagos, pois ele ainda deseja realizar alguns sonhos e desfrutar do dinheiro que ele lutou tanto para conquistar no ciclo da borracha.
Carioca deixou claro, que a parte jurídica do sindicato está empenhada em resolver todas as questões trabalhistas dos filiados, e que tudo seja devidamente pagos como a justiça determina. “É um direito deles, filiados, em receber essas ações e não pode demorar muito, já se passaram muito tempo”. Exclamou Carioca. As ações que tramitam na Justiça são; Trabalho de Escravidão e Violação dos Direitos Humanos.
Durante a visita Belizário contou parte de sua luta e os desafios enfrentados na selva amazônica na exploração do látex.
Confira
“Entre 1939 a 1945, a humanidade testemunhou a segunda guerra mundial, o sangrento conflito teve abrangência global, sendo conduzido por duas alianças militares Opostas: os aliados (Inglaterra, União Soviética e Estados Unidos) com isso o império japonês dominou toda a produção de borracha no pacifico; e o eixo (Itália, Japão, e a Alemanha). Diante desses fatos os aliados viram sem fontes da matéria prima que era a borracha. O esforço de guerra consumia todo o estoque da borracha como matéria-prima para os aliados devido o bloqueio japonês. A fim de evitar seu colapso militar, o governo dos estados unidos passou a buscar saídas estratégicas para contornar a escassez da borracha. Atento para essa realidade o presidente Getúlio Vargas lançou atenção para o imenso reservatório de borracha da região amazônica, a conduta do governo brasileiro objetivava não só evitar o colapso dos aliados, mais garantir o monopólio do Brasil no fornecimento da borracha e obter outras vantagens econômicas. Assim, a diplomacia brasileira e norte-americana iniciaram intensas negociações, que resultaram na celebração de vários contratos denominados acordos de Washington. Em relação à borracha, estabeleceu-se que o governo americano investiria no financiamento de sua produção na Amazônia e, como contra partida o poder executivo federal convocaria pessoas para trabalhar nos seringais. Surge então a “SAGA DA BORRACHA” trabalhadores executados principalmente do nordeste para trabalhar como seringueiros na região amazônica a fim de suprir as necessidades da borracha dos aliados, bem como os nativos da região (seringueiros nativos), atendendo ao apelo do governo brasileiro contribuíram para o esforço da guerra”. Disse Belizario Costa.
SINDSBOR em ação, a força dos Soldados da Borracha e familiares.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!