A Prefeitura de Guajará-Mirim, por meio do Conselho Municipal de Defesa Civil e secretaria municipal Assistência Social (Semtas) continua atendendo os moradores atingidos pela cheia do Rio Madeira.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Prefeitura de Guajará-Mirim, por meio do Conselho Municipal de Defesa Civil e secretaria municipal Assistência Social (Semtas) continua atendendo os moradores atingidos pela cheia do Rio Madeira.
Defesa Civil tem orientado a população de que é necessário realizar uma avaliação das casas antes que haja o retorno das famílias que ainda não voltaram para que não ocorra nenhum incidente, já que por terem ficando submersas por mais de dois meses elas podem estar comprometidas.
Durante a tarde dessa sexta-feira (03), equipes da coordenadoria municipal de Defesa Civil fizeram a entrega de pelo menos 160 cestas básicas, aos moradores que não receberam nenhum tipo de benefício.
O coordenador da COMDEC em Guajará-Mirim, Marcelo Alves Rodrigues, disse que os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Município têm que estar conscientes da importância e necessidade da implantação do órgão municipal de defesa civil com a participação da população.
De acordo com Marcelo, o Coordenador da COMDEC deve ser um profissional, preferencialmente experiente e com reconhecida capacidade técnica, com acesso ao Prefeito, capacidade de articulação e delegação de competência para tomar decisões em situações de crise.
Já o Secretário Executivo da COMDEC, deve ser indicado pelo Prefeito, e os chefes das áreas de Apoio Administrativo, de Minimização de Desastres e de Operações, preferencialmente, devem fazer parte do quadro efetivo de funcionários da Prefeitura Municipal
É importante lembrar que o Conselho Municipal de Defesa Civil, atuará como órgão consultivo e deliberativo, deve ser composto por membros escolhidos entre os líderes comunitários, clube de serviços, instituições religiosas, ONG, associações de voluntários e representantes do poder judiciário, legislativo e executivo e de outras representações comunitárias.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!