Sindicatos prometem protestos durante a visita de Dilma

Sindicatos prometem protestos durante a visita de Dilma

Sindicatos prometem protestos durante a visita de Dilma

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.

Reunidos na manhã desta quinta-feira, dia 05/12, os presidentes de 12 sindicatos de servidores públicos estaduais de Rondônia definiram a realização de protestos em Porto Velho e em Ji-Paraná na próxima terça-feira, dia 10, durante a visita da Presidente Dilma Rousseff às duas cidades rondonienses.

Os sindicalistas pretendem reunir milhares de servidores públicos nas duas manifestações para cobrar da Presidente e da bancada federal de Rondônia a efetivação da transposição.

Segundo os dirigentes sindicais, mais de nove mil servidores contratados antes de 15 de março de 1987 deveriam ser transferidos para a folha da União até o início de 2014, enquanto outros 10 mil, contratados até 31 de dezembro de 1991 devem aguardar decisão judicial.

Apesar de todo o trabalho de triagem e verificação da situação dos servidores, realizado em Rondônia pelo Ministério da Fazenda e pelo Ministério do Planejamento desde abril deste ano, apenas uma lista com 33 nomes foi divulgada pelo governo federal.

Para os sindicalistas, os dois ministérios estão enrolando, aproveitando-se da falta de uma atuação enérgica da bancada federal, para protelar a transposição dos servidores.

Pelo conhecimento que possuem da situação dos servidores, já que a maioria é filiada a algum sindicato, os sindicalistas afirmam existir pelo menos 2.000 processos prontos para terem a transposição concluída.

O argumento do líder sindical suplanta as alegações do Ministério do Planejamento de que faltam documentos ou outras provas que confirmem a situação dos servidores.

A mais recente desculpa do Ministério do Planejamento para a demora é de que não há funcionários suficientes para fazer a análise dos processos, o que também não se justifica, já que em poucos dias a SAMF conseguiu montar uma equipe eficiente em Porto Velho para organizar os processos e receber o termo de opção dos servidores.

Segundo o presidente do Sindsaúde, Caio Marin, esta medida é imprescindível: “Cada vez mais percebemos que tudo que trará benefícios para os servidores tem que ser na base da pressão, e tenho certeza que nossos filiados estão com toda a energia para descarregar na manifestação”, disse.

Em Porto Velho a concentração será no aeroporto Jorge Teixeira a partir das 8 horas da manhã, enquanto em Ji-Paraná os servidores estão sendo convocados para uma manifestação no Parque de Exposições Hermínio Victorelli, no mesmo horário.

Direito ao esquecimento
O FACEBOOK anunciou que dois plugins sociais — o botão "Curtir" e o botão "Comentar" — foram descontinuados desde 10 de fevereiro de 2026.
Você acha que o Brasil vai ser hexa nesta Copa do Mundo?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS