A Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) recebeu na última sexta-feira (4), a visita do primeiro secretário, chefe da Seção Consular e Jurídico da Embaixada Argentina, Gabriel Herrera. Ele foi recepcionado no gabinete pela secretária de Justiça, Elizete Lima. O objetivo do encontro foi à troca de informações e experiências vivenciadas no sistema penitenciário brasileiro e argentino, bem como o relato sobre a realidade do que acontece no sistema prisional de Rondônia.
O cônsul argentino passou por Rondônia após cumprir extensa agenda de viagens e reuniões pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Roraima, Acre, Amazonas. Segundo Herrera, toda esta empreitada é rotineira nos trabalhos de visitas anuais do Consulado e tem como foco central conhecer as realidades de cada local e acompanhar de perto, quando existe, a situação dos argentinos que se encontram presos. “Aqui em Rondônia não encontramos a situação de argentinos em prisões, mas nos interessa muito conhecer a realidade local para trocar experiências e ampliar nosso conhecimento de como funciona as prisões em todo o Brasil”, finaliza.
A secretária Elizete Lima fez um relato minucioso de como funciona a realidade das unidades penitenciárias e socioeducativas em Rondônia, dos desafios para a ampliação de vagas e da valorização dos servidores que atendem aos dois sistemas. Também falou dos projetos inovadores desenvolvidos pelo governo do Estado voltados para a ressocialização dos apenados. “O entendimento do governador Confúcio Moura é que os servidores dos sistemas devam ser valorizados para que possam prestar um bom atendimento dentro das unidades. Outro desafio que ele tem buscando enfrentar é o de fazer uma revolução nos sistemas, tendo nos projeto inovadores de ressocialização a principal ferramenta para o resgate de vidas e inclusão social”, explica.
Outros pontos foram abordados no encontro, como a presença dos haitianos em Porto Velho, os projetos de ressocialização e o tratamento dado para as mulheres mães que se encontram cumprindo pena. Todos os questionamentos e curiosidade do cônsul argentino foram atendidos e ele saiu agradecido pela recepção e atenção dispensada pela representante da Sejus.