Dar direitos a quem praticamente não tem nada. Este é o principal propósito social de duas atividades públicas que a partir de agora vão atuar em conjunto, a Operação Aciso e a Justiça Rápida Itinerante. Uma liderada pela Casa Militar e a outra pelo Tribunal de Justiça. Assim será nas localidades mais carentes do Estado de Rondônia.
Ter acesso a certidão de nascimento, carteira de identidade, consulta médica, dentistas. Coisas simples para quem mora nas regiões urbanas, mas um sonho para aqueles que estão em localidades distantes. Assim foi no distrito de Calama no último final e semana. Sol quente, rio cheio, dia de folga para servidores públicos, mas muitos estavam em plena atividade registrando crianças, auxiliando em audiências, tratando de dentes, dando atendimento médico, cadastrando novos cidadãos, homens e mulheres adultos, para terem suas carteiras de identidade.
Neste clima foi assinado um acordo de cooperação mútua entre o Executivo e o Judiciário que a partir de agora vão atuar em conjunto. O primeiro leva saúde e cidadania, o segundo esperança, solucionando questões judiciais para quem a justiça está tão longe.
O acordo foi assinado pelo vice-governador Airton Gurgacz e pelo presidente do TJ, desembargador Roosevelt Queiroz. O local não poderia ser outro que o Rio Madeira, a maior entre todas as testemunhas que presenciaram o evento.