UHE JIRAU - Grevistas bloqueiam acesso ao canteiro de obras - Fotos e Vídeo
Um oficial de justiça já saiu de Porto Velho com um mandado judicial denominado por “Interdito Proibitório” para obrigar os manifestantes a desbloquearem o acesso a Jirau. Caso os trabalhos não cumpram a ordem judicial caberá às forças policiais fazerem c
Trabalhadores que integram o movimento grevista no canteiro de obras da UHE Jirau bloquearam a portaria da usina localizada na BR-364 no distrito portovelhense de Jaci Paraná no inicio da manhã desta quinta-feira (29). Viaturas do COE, Força Nacional e Polícia Militar já foram acionadas até local para garantirem a segurança.
Os protestos não contam com a adesão do sindicato e não possui nenhuma liderança em especifico. De acordo com informações as manifestações se intensificaram nesta última quarta-feira (28) após os representantes da Energia Sustentável afirmarem em uma circular que não incluiriam nos vencimentos dos trabalhadores os dias em que eles permaneceram parados por decorrência da greve considerada ilegal pelo TRT/RO e que perdurou durante grande parte do mês de março desse ano.
O acesso a área interna da usina continua bloqueado pelos manifestantes que realizaram um “piquete” que durante o decorrer da manhã vem perdendo a adesão massiva que tinha no inicio do dia. Aproximadamente trezentos trabalhadores ainda estão participando dos protestos.
Informações extra-oficiais do movimento alegam que esses manifestantes não pretendem realizar nenhum tumulto ou depredação, mas se houver algum protesto mais intensificado será o fechamento das comportas da usina.
Um oficial de justiça já saiu de Porto Velho com um mandado judicial denominado por “Interdito Proibitório” para obrigar os manifestantes a desbloquearem o acesso a Jirau. Caso os trabalhos não cumpram a ordem judicial caberá às forças policiais fazerem cumprir a determinação da justiça.
Mesmo com toda a movimentação o clima no local ainda é tranquilo e não há indícios de que a situação possa tender para uma tensão que resulte em manifestos violentos.