No último domingo, 30, foi realizada em Cacoal a eleição para Conselheiro Tutelar. A votação esteve aberta entre as 8h e 17h, e foi feita em 7 locais diferentes, espalhados pela cidade.
Ao todo, 64 candidatos disputaram as cinco vagas oferecidas em Cacoal. Na votação de domingo, foram eleitos os candidatos: 1º colocado Marilande Alves de Souza, com 318 votos; 2º Rosineide Folli, com 261; 3º Maria Ivaneide, com 238 votos; 4º Maria Aparecida Pereira, com 206 votos e; 5° Cícero da Silva, com 198 votos. Os eleitos iniciam o trabalho no dia 1º de dezembro de 2011 e ficam a frente do Conselho Tutelar até 30 de novembro de 2014.
Após a eleição, houve uma denúncia contra a terceira colada na votação, Maria Ivaneide. Segundo a denúncia, a candidata transportou eleitores, o que não era permitido, de acordo com o edital da eleição. As denúncias serão averiguadas. O resultado final da eleição, de acordo com o edital, será divulgado em até três dias úteis, após a eleição.
Para o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, Paulo Roberto Toledo Guilarducci, o Conselho Tutelar é de extrema importância para o município, uma vez que tem como objetivo principal, garantir o bem estar da criança e do adolescente. Desta forma, “os conselheiros eleitos terão um trabalho muito importante para desenvolver a frente do Conselho Tutelar de Cacoal, e torcemos para que eles possam fazer a diferença e contribuírem significativamente para o bem das nossas crianças e adolescentes”, enfatizou Paulo Guilarducci.
Os cinco candidatos eleitos deverão cumprir uma carga horária de trabalho de 40 horas semanais, em regime de plantão e de dedicação exclusiva. Aproximadamente 3 mil eleitores participaram da votação para eleger o Conselho Tutelar de Cacoal. O voto era facultativo e para votar, o cidadão precisou apresentar apenas o título de eleitor e um documento com foto.