O encerramento aconteceu sexta-feira (29 de julho) reunindo as turmas do projeto Acreditar Júnior, que contou ainda com a realização de uma Feira de Aprendizagem Industrial, durante a qual os concluintes desenvolveram atividades na Simulação de Chão de Fábrica e Planejamento e Controle de Produção (PCP) e puderam apresentar um tipo de negócio e cada turma formou uma empresa demonstrando o que aprenderam durante todo o curso.Foram formadas dez turmas do curso de Apontador de Produção, uma de Elétrica de Auto, duas turmas de Operador de Computação e uma de Mecânica de Motos.
Alex Cunha, professor da disciplina de Simulação de Chão de fábrica parabenizou a coordenação do SENAI e relatou a importância de desenvolver esse tipo de aprendizagem. “Os alunos tiveram a oportunidade de aplicar tudo que aprenderam desde o início do curso. Cada turma simulou o funcionamento de uma empresa, incluindo plano de negócios, estruturação da linha de produção, entre outras ações que eles poderão utilizar em suas atividades e poderá fazer toda a diferença”. Durante a feira foram simuladas empresas de reciclagem, culinária e até uma empresa de fabricação de pipas, para o entretenimento da garotada.
A aluna Gilmara Santos, falou dos valores e da responsabilidade que levarão daqui pra frente. “Aprendemos o valor da amizade entre os colegas e professores, o respeito e até mesmo como se portar no ambiente de trabalho. Já na simulação aprendemos como reutilizar o plástico para fabricação de quadros artísticos e com isso praticar a conscientização ambiental, é o que desejo praticar no mercado de trabalho”.
Os alunos Danielly Faustino e Dieyzun de Oliveira que formaram uma empresa especializada em sobremesas feitas com açaí mostraram como é imprescindível ter atenção ao cliente e criaram cardápio, ambiente e variedades com todo o sabor regional. Destacaram como o trabalho em equipe, a forma como lidar com o público alvo, a diversidade fazem parte do planejamento empresarial. “A união faz a força e todo o trabalho feito será recompensado no futuro”, disse Dieyzun.
Stella Gurgel, professora de PCP, contou como o planejamento e ações com tomadas de decisões estratégicas, tornam a empresa produtiva e eficaz em suas atividades e principalmente ter o controle do processo produtivo. Em conjunto com o professor Helder que orientou as simulações, a professora cita como a visão, o comportamento e a boa gestão são partes que se somam para que as empresas possam alcançar o sucesso.
“O SENAI, o corpo docente e toda a equipe implementam ações para preparar nossos alunos para esse novo mercado de trabalho competitivo, arrojado e inovador. A ideia é formar um profissional com criatividade conhecimento e que este possa edificar cada vez mais sua personalidade e potencializar habilidades”.
Os trabalhos tiveram apreciação da diretora da Escola Marechal Rondon Elza Ronsoni, dos colaboradores e dos próprios alunos. “O mercado precisa de pessoas preparadas e esse é o papel que o SENAI vem desempenhando muito bem”, destacou a diretora.