O médico veterinário Belgrano Cavalcante, diretor-geral da Agência de Vigilância Sanitária de Rondônia (Agevisa – RO), apresentou hoje um pequeno relato de seus 90 dias à frente da agência nos setores da epidemiologia e meio ambiente.
Belgrano destacou com uma das principais ações dele na pasta o controle e o combate à dengue. O Estado realizou parcerias com os municípios com alto índice de infestação predial, a exemplo de Porto Velho, Alvorada e Guajará-Mirim.
Outra ação de parceria foi a realização de projetos logísticos para tornar mais eficiente a rede de frio de vacinas distribuídas às regionais, preparando os municípios para as grandes campanhas de vacinação a serem realizadas em 2011, principalmente nos 20 mil trabalhadores das usinas de Jirau e Santo Antônio.
Os trabalhadores das duas usinas deverão ser vacinados em 2011 com a vacina contra a Hepatite B, a exemplo da vacinação em massa realizada no vizinho Acre, pois a Amazônia é uma região endêmica e um grande centro de risco dessas e outras doenças como Febre Amarela, Dengue tipo 4 e malária.
Em relação ao Meio Ambiente, segundo Belgrano, o Ministério da Saúde deve financiar a construção de depósitos de inseticidas para evitar desastre ecológico. A Vigilância Sanitária também está realizando inspeção nas unidades de saúde como o Hospital de Base e nas outras unidades hospitalares, demonstrando preocupação em auxiliar a assistência médica em cumprir sua missão com excelência, de acordo com os ditames do governador Confúcio Moura.