O arqueólogo da Superintendência do IPHAN em Rondônia, Danilo Curado e a historiadora Carolina Pena de Alencar vão palestrar no VIII Seminário Internacional de Sustentabilidade, nos próximos dias 22 e 23 no auditório da Uniron Shopping.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O arqueólogo da Superintendência do IPHAN em Rondônia, Danilo Curado e a historiadora Carolina Pena de Alencar vão palestrar no VIII Seminário Internacional de Sustentabilidade, nos próximos dias 22 e 23 no auditório da Uniron Shopping.

Danilo Curado que é bacharel em arqueologia pela PUC de Goiás vai apresentar a palestra " Arqueologia em Rondônia : Avanços e Conquistas". Carolina Pena atualmente faz parte do Programa de Especialização em Patrimônio do IPHAN. Onde desenvolve o projeto de pesquisa, cujo foco é a estrada de ferro Madeira-Mamoré e seus ferroviários. Carolina vai apresentar o tema "Patrimônio Cultural de Rondônia - atuação do IPHAN e o Programa de Especialização do Patrimônio: um case de sucesso".
Arqueologia é a disciplina científica que estuda as culturas e os modos de vida do passado a partir da análise de vestígios materiais. Em Rondônia os fragmentos da história se encontram por toda a parte. Desde geoglifos, desenhos enormes feitos no solo por civilizações antigas, até os objetos oriundos do tempo da construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré.
“Através desses fragmentos é que se pode reconstituir a cultura dos povos que já passaram por aqui. Através dos restos materiais da vida humana já desaparecida é que conhecemos nossos ancestrais.” Afirma Hércules Góes, organizador do Seminário que terá esse viés arqueológico, como base para que novas propostas, de uma cultura sustentável possam se edificar.
O VIII Seminário Internacional de Sustentabilidade vai discutir propostas sustentáveis para Rondônia e para o planeta nesta segunda e terça-feira, no auditório da Uniron Shopping, juntamente com os 300 primeiros inscritos. As inscrições podem ser feitas pelo site www.revista ecoturismo.com.br e é gratuita. Os participantes além de produzirem a carta de Rondônia, documento que será enviado a COP 16, Conferência sobre mudanças climáticas organizada pela ONU, terão também direito a certificado e coffe breaks.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!