Uma equipe de pesquisadores da Faculdade São Lucas (Porto Velho-RO) e da Universidade de São Paulo (ICB5-Monte Negro/RO) encontraram novas espécies de carrapatos durante trabalhos de campo realizados em cavernas da selva rondoniense. Além de Luís Marcelo Aranha Camargo e Flávio Terassini, da Faculdade São Lucas, e Marcelo Labruna, da Universidade de São Paulo, as pesquisas também envolveram os pesquisadores Santiago Nava e Atílio Mangold, do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária da Argentina, e José Venzal, do Uruguai.
Em 2008, os pesquisadores encontraram a espécie Carius rondoniensis em pesquisa realizada em cavernas na selva de Rondônia e este ano outra espécie de carrapato acaba de ser encontrada. Após árdua investigação científica foi confirmada a validação da espécie denominada Nothoaspis amazoniensis.
O resultado das pesquisas está sendo publicado na edição de setembro do Journal of Parasitology, de circulação mundial produzida na cidade de Nova Iorque (Estados Unidos). De acordo com Flávio Terassini, pesquisador da Faculdade São Lucas, a descoberta é muito importante pelo fato de, no mundo, atualmente existirem 860 espécies de carrapatos, dos quais 60 espécies são encontradas no Brasil. “Em Rondônia são encontradas 30 das 60 espécies existentes no Brasil e sempre ficamos surpresos com as novas descobertas. Daí a importância de preservarmos o meio ambiente para que possamos estudá-lo melhor”, destacou Terassini.