Neste sábado (15 de maio) um marcante acontecimento movimenta a cidade. É festa em dose dupla. O Mercado Cultural de Porto Velho completa 1 ano de existência e o tradicional Bar do Zizi, chega a marca de 48 anos de resistência histórica. Para marcar os do
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Neste sábado (15 de maio) um marcante acontecimento movimenta a cidade. É festa em dose dupla. O Mercado Cultural de Porto Velho completa 1 ano de existência e o tradicional Bar do Zizi, chega a marca de 48 anos de resistência histórica. Para marcar os dois feitos o órgão oficial da Prefeitura de Porto Velho, a Fundação Cultural Iaripuna, em parceria com um grupo de artistas e assíduos freqüentadores do Bar do Zizi fará acontecer uma rica programação cultural, com artistas locais.
O antigo Mercado Público da cidade, hoje Mercado Cultural, foi reerguido e adaptado, pelas mãos da prefeitura para acolher as concepções e produções artísticas. Desta forma, ao longo deste 1 ano, o espaço vem sendo ocupado por programações que brindam o público, valorizam os artistas e produtores locais e colocam a nossa cidade como fomentadora dos bens culturais. Prefeitura, por meio da Fundação Iaripuna além da realização de hoje, anunciará em breve, para o Mercado Cultural, a seqüência do Projeto Gente da Mesma Floresta, em forma de circuito com artistas locais.
A ação é parte do intercâmbio com outras capitais promovendo a fusão e troca de experiências, através de shows e espetáculos culturais na Amazônia. Além disso, eventos com artistas pratas da casa vêm sendo sistematizados e, aos poucos, a pauta mensal do Mercado Cultural vem sendo preenchida, criando-se um elenco de possibilidades para os apreciadores dos diversos gêneros e para o incremento do turismo cultural na cidade.
O Bar do Zizi, capitaneado pelo empresário Alcimar Francisco Casal (o popular Zizi), é um reduto que restou do pós o incêndio de 1966 que quase extermina por inteiro o mercado público da capital. O bar do Zizi, a partir de então, passou a ser ponto de encontro de políticos artistas e outros formadores de opinião. Mai tarde, por conta de uma ação judicial o bar o imóvel se transformaria em objeto de uma disputa judicial que, após décadas, teve desfecho favorável ao patrimônio e à história com a permanência do bar. O projeto de ocupação do espaço culminou com a construção e inauguração (no ano passado) do Mercado Cultural. Antes disso, o espaço testemunhou o desenrolar de manifestações trabalhistas, principalmente da área da educação, além de esporádicas programações culturais, como por exemplo, o Projeto Cinco e Meia.
A programação cultural alusiva a 1 ano de Mercado e 48 anos do Bar do Zizi terá início às 9 da manhã com show de música instrumental na praça Getúlio Vargas, coordenada pelos professores Júnior Lopes e Telêmaco Farias da escola Municipal de Música Jorge Andrade. Durante o transcorrer do dia exposição fotográfica da cidade, venda de artesanatos e exibição de documentários serão levadas a efeito. À noite, a partir das 19:00h, a programação musical apresenta intérpretes locais com destaque para o show de Ernesto Melo e a seresta especial com os Anjos da Madrugada. Participe!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!