Secretario do planejamento afirma que até o final do ano capital terá 100% de agua tratada
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Por toda a capital é possível notar o intenso trabalho de canalização do sistema de abastecimento de água. Uma obra que custará mais de 114 milhões de reais e depois de pronta atenderá 100% da capital com água tratada. Hoje apenas 67% das residências de Porto Velho recebem água tratada de modo intermitente, ou seja, dia sim, dia não. Realidade que mudará segundo o secretário, João Carlos Ribeiro da SEPLAN, Secretaria de Planejamento do Estado, gestora do PAC em Rondônia – Programa Federal que, juntamente com a contrapartida do Governo do Estado, possibilitou a obra de implantação do Sistema de Distribuição de Água.
“Com o término desta obra, o número de pacientes nas unidades estaduais de saúde, diminuirá. Muitos dos atendimentos feitos pelo Estado estão relacionados com doenças decorrentes da falta de água tratada”, explicou o Secretário.
Atualmente 30 frentes de trabalho estão distribuídas pela cidade e com este ritmo já foram feitos
De acordo com João Carlos, se tudo correr bem, a previsão é que já em dezembro de 2009 haja a inauguração do Sistema de Abastecimento de Água de Porto Velho. “E o mais importante com as obras concluídas 100% das residências terão água tratada e todos os dias”, explicou o secretário.
Segundo a engenheira, da Gerência de Desenvolvimento em Infra-estrutura da SEPLAN, Valéria Alcântara, as atividades em todas as frentes de trabalho,
“Alguns questionam os transtornos momentâneos que acarretam a obra, mas têm a consciência de que serão beneficiados,” disse a engenheira acrescentando que a população deve continuar colaborando.
“É de grande importância que os moradores respeitem as sinalizações da obra, os pais devem orientar as crianças quanto a perigo de se aproximar do local, todos devem trafegar apenas pelas vias de acesso e tenham cuidado com os caminhões e máquinas que irão trafegar pela rua”, finalizou.
A Construtora que está executando a obra deixou um telefone à disposição para dúvidas e solicitações (069) 8414 9854.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!