Há pouco mais de uma semana a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou informação sobre a possibilidade de um estudante de Rondônia atuar como deputado (ou deputada) federal, numa experiência reservada aos alunos das escolas públicas e particulares de todo o Estado. A repercussão foi das melhores. Diversas cidades ligaram manifestando o desejo de participação de sua classe estudantil.
O Programa Parlamento Jovem Brasileiro, introdutor da idéia, é uma iniciativa da Câmara dos
Deputados que oferece aos alunos de 16 a 22 anos, matriculados no 3º ano do Ensino Médio a oportunidade de disputar uma vaga para viver o dia-a-dia das atividades parlamentares na Câmara dos Deputados. O mandato será exercido no período de 09 a 13 de novembro deste ano. A exigência é que o estudante elabore um projeto de lei nas áreas de Agricultura e Meio Ambiente; Saúde e Segurança Pública; Economia, Emprego e Defesa do Consumidor; Educação, Cultura, Esporte e Turismo. Todos os projetos devem apresentar visão ambiental, em transversalidade com o meio ambiente.
Durante os cinco dias de duração da legislatura os participantes terão a oportunidade de participar dos trabalhos dos parlamentares brasileiros na execução de suas funções legislativas. Sempre que possível, a tramitação dos projetos dos jovens deputados será de acordo com as normas regimentais em vigor na Câmara dos Deputados.
O número de participantes é calculado de acordo com a quantidade de deputados federais do estado de residência do aluno. Rondônia, que conta com oito deputados federais, poderá ter a participação de um deputado jovem.
“As Representações de Ensino deverão divulgar este programa para todas as escolas de sua jurisdição e selecionar um projeto de lei por município, enviando para o Programa de Desenvolvimento do Ensino Médio da Gerência de Educação (PDEM/GE/SEDUC) até o dia 31 de agosto”, disse a professora Vânia Sales, que está disponível para informações adicionais nos telefones (0xx69) 3216-5323 e 8408-6453.