O diretor legislativo da Câmara Municipal de Cacoal, Olinto Ferreira Júnior, que também é pedagogo, bacharel em direito; supervisor educacional, especialista em metodologia e didática do ensino superior e administração e supervisão escolar e mestre em ciências da saúde pela Universidade de Brasília – UNB é o novo presidente do Conselho Municipal de Educação de Cacoal.
O Conselho Municipal de Educação de Cacoal é um órgão colegiado de caráter técnico, normativo e decisório do sistema municipal de ensino, que assessora a Secretaria Municipal da Educação, de forma a assegurar a participação da comunidade no aperfeiçoamento da educação municipal. É integrado por 10 conselheiros titulares e 10 suplentes, escolhidos entre pessoas de reconhecido espírito público e competência na área de educação, representantes de associações e entidades da área educacional do município. Os Conselheiros foram empossados no dia 23 de maio de 2007 e o Conselho foi criado em nosso município sob a Lei Municipal nº. 1826 de 19 de outubro de 2005, sendo que a recomposição da nova diretoria foi definida esta semana, em virtude das novas indicações dos representantes da Secretaria Municipal de Educação.
A atual diretoria é composta por Olinto Ferreira Júnior (Presidente), Vilmar Rosa de Mendonça (Vice-presidente), Fabiana Félix da Silva (Secretária Geral), Edemir Moura Campos (1º Secretário), e os conselheiros que são: Jorge Murer, Magno Rosa Pires, Elias Nunes de Oliveira, Maria de Fátima Lima Cabral e representantes da Câmara Municipal e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente – CMDCA. As reuniões ordinárias da entidade são realizadas na primeira quarta-feira de cada mês, provisoriamente, na sala de Comissões da Câmara Municipal de Cacoal.
O Conselho surge como órgão consultivo, deliberativo, normativo e fiscalizador do Sistema Municipal de Ensino. Por intermédio das entidades que o compõem e da participação nos diversos fóruns que discutem a Educação no Município, o Conselho tem como objetivo estabelecer o diálogo entre as diversas instituições municipais de ensino e a sociedade, assim propondo o conhecimento da realidade numa perspectiva de construção de novos cenários para a educação em Cacoal. Em 2008, o Conselho deliberou e discutiu inúmeras matérias de interesse da educação, com destaque mais a aprovação das diretrizes curriculares para o sistema municipal de ensino.