Ipem vai implantar novo programa de aferição de medidas para caminhões

Ipem vai implantar novo programa de aferição de medidas para caminhões

Ipem vai implantar novo programa de aferição de medidas para caminhões

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
 O Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (Ipem/RO) vai implantar em parceria com do Detran um novo programa de aferição de medidas de volumes de carga sólida em carrocerias de caminhões, informou o presidente do instituto Antenor Kloch, em audiência com o governador Ivo Cassol nesta quarta-feira (26). O novo programa visa atender a legislação do Inmetro. A partir da implantação, o Detran no momento do licenciamento exigirá o certificado de verificação de veículos de carroceria, que será emitido pelo Ipem. 
De acordo com o presidente, o novo programa viabilizará uma aferição mais precisa do volume da carga em caminhões caçamba, principalmente qual este não estiver utilizando a capacidade máxima, já que será obrigatório o uso de uma régua no caminhão que permitirá realizar a medida materializada. “Esse novo programa facilitará o trabalho de metragem de caminhões com meia carga, como no transporte de areia e representa maior proteção ao consumidor, que saberá ao certo as medidas”, explicou.
Cronotácografo
Além do novo sistema, Kloch anunciou também que o Inmetro está realizando a implantação no estado de um novo cronotácografo – aparelho que registram dados como velocidade, distância e tempo durante o trajeto do veículo. A aferição técnica em veículos como caminhões de carga e ônibus, será realizada no Ipem, com emissão de certificado e verificará o atendimento a pré-requisitos metrológicos, na medição da velocidade, distância e tempo, a exemplos dos táxis, que já realiza aferições periódicas nos taxímetros
O cronotácografo é um equipamento obrigatório em veículos utilizados para transporte escolar, caminhões de carga e ônibus que transportam mais de dez passageiros. O aparelho contém um disco com diagrama de papel especial que deve ser trocado a cada 24 horas ou a cada sete dias, conforme modelo, onde ficam registrados todos os dados de velocidade e tempo. A ressalva é que só podem ser usados os aparelhos com aprovação do Inmetro.
 
 
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS