A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran) iniciou esta semana a regulamentação de uso das guias e canteiro central das avenidas, criando faixas exclusivas para motos e outras para automóveis. De acordo com o secretário Jorge Murer, o objetivo dessas medidas é evitar que motos mal estacionadas ocupem o lugar de outros veículos e toda a população fique prejudicada. “As motos terão 20 metros no início e fim de cada bloco do canteiro central, exceto no início da Avenida Sete de Setembro e os locais onde se encontram os pontos de moto taxi, onde as motos terão prioridade.
Já nas guias que dão acesso ao comércio da cidade apenas os veículos serão autorizados a estacionar. O estacionamento de motos nessas guias ficará proibido, embora nesses primeiros dias estejamos conscientizando a população e somente após essa etapa os nossos fiscais estarão aplicando multas aos infratores”, disse.
Jorge Murer afirmou que a prefeita Sueli Aragão determinou um trabalho consistente da Sentran no sentido de priorizar a conscientização da população em relação à segurança no trânsito. Ele falou também que na semana do trânsito, entre 18 a 25 de setembro, haverá um trabalho em parceria com Conselho Municipal de Segurança no Trânsito (CONSEG) – e com as escolas da rede pública municipal, estadual e com as faculdades interessadas na distribuição de material informativo e pit stops orientando motorista e pedestre a respeitarem as faixas e placas de sinalização em nossa cidade. “Não basta apenas criarmos as faixas de pedestres e sinalizarmos a cidade adequadamente se não houver essa interação com a população. Quase 100% dos acidentes de trânsito no centro da cidade poderiam ser evitados a sinalização e a velocidade adequada fosse respeitada”, afirmou.
Segurança nas escolas
Além das faixas de pedestres nas proximidades das escolas, Jorge Murer disse que iniciou esta semana a colocação de redutores de velocidades em alguns locais. Ele citou o caso da escola Maria do Socorro, no Bairro Habitar Brasil, que recebeu uma lombada conhecida como Tachão, pelo seu formato quadrado. “Esse tipo de redutor obriga o motorista a reduzir a velocidade, sob o risco de, não o fazendo, danificar o seu veículo”, disse. “O nosso compromisso é com a vida das pessoas e medidas dessa natureza precisam ser tomadas porque, infelizmente, alguns motoristas abusam da velocidade nas ruas da cidade, apesar de que, antes de requerer sua licença para dirigir, passam por cursos e aprendem quais são os limites da velocidade em ruas da cidade e também nas estradas e rodovias”.
Guarda Municipal
Jorge Murer afirmou que a Semtran está atuando juntamente aos órgãos de trânsito e às auto-escolas para orientar os futuros motoristas a respeito da conduta deles face aos Agentes de Trânsito na cidade. “Como a atuação de nossos agentes é ainda recente, queremos que as pessoas se familiarizem com os gestos, apitos etc., e consigam interagir melhor com o objetivo de que o nosso trabalho seja bem mais produtivo”, finalizou.