O superintendente de Turismo do Estado de Rondônia, Manoel Serra, falou à reportagem do projeto de desenvolvimento do setor e, ao contrário do que prega a oposição, Rondônia tem sim uma política de desenvolvimento próprio para a região, faltando apenas implementação e expansão.
*“O governador Ivo Cassol vem, desde o primeiro mandato, realizando um trabalho sério, técnico e realista. Não podemos colocar a carroça diante dos bois”, ilustra Serra, dizendo que “o Estado dispõe de dados que mostram claramente as necessidades e também todos os potenciais de viabilidade para a implantação de um plano pleno de desenvolvimento autosustentado do turismo regional”.
*Manoel Serra falou do trabalho de divulgação do turismo rondoniense que já vem sendo mostrado em vários países da Europa, entre eles Itália, Alemanha, França, Inglaterra e no continente, América Central e Estados Unidos entre outros.
Recém empossado na pasta do turismo, Manoel Serra espera contar com o apoio e o compromisso das parcerias que envolvem vários segmentos econômicos, como o setor hoteleiro, as agencias de viagens, bares e restaurantes, além das festas típicas do Estado.
*O turismo ecológico e o turismo de negócios estão crescendo e sendo implementados, com a entrada de Rondônia na comunidade econômica européia e com o crescimento das exportações de carne e derivados de gado. “Está sendo possível se chamar atenção para outros segmentos econômicos que interessa não só aos turistas como aos empresários de outros países que vislumbram grandes oportunidades de negócio no Estado de Rondônia. Entre esses setores está a mineralogia, biojoias, e essências amazônicas”, declarou Manoel Serra.
*O governador Ivo Cassol declarou que “o estado tem o compromisso de modernizar e operacionalizar esse setor, gerando emprego e distribuindo renda para centenas de famílias que já vivem do negócio do turismo em Rondônia, e isso nós já estamos fazendo”.