A Câmara Municipal de Porto Velho aprovou na última sessão da terça-feira (6), o projeto de Lei nº 2322/06 de autoria do vereador e presidente Hermínio Coelho (PT) que isenta os usuários da cobrança de taxa por parte dos proprietários da balsa no trecho ligando a cidade de Porto Velho ao município de Humaitá, sobre o rio Madeira.
*A cobrança continuará sendo feita apenas para veículos de carga. Os principais beneficiários serão pedestres, ciclistas, carros de passeio e empresas de ônibus que fazem a travessia.
*O argumento utilizado para aprovação da lei foi artigo 5° da Constituição Federal, que trata do direito de ir e vir. A travessia não se configura em transporte de passageiros, mas de carga, não se justificando a cobrança. Os donos de balsas cobram as taxas e não devolvem benefícios aos usuários do sistema.
* “A travessia dos rios amazônicos através de balsas se constitui num verdadeiro monopólio de um grupo econômico e não pode mais continuar. Ainda bem, que o conjunto de vereadores entendeu e aprovou o projeto”, agradeceu o presidente da câmara.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Deputado estadual visita presidência do TJ/RO
*
Empresários visitam terreno do futuro Shopping Porto Velho