*O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Rondônia (SINJOR) vem a público manifestar sua reprovação contra o que foi exposto no direito de resposta extrajudicial intitulado “Eleições na OAB, a verdade!”, dando conta de que um suposto “retrocesso” estaria acontecendo entre a categoria de jornalistas deste Estado.
*O SINJOR, na qualidade de representante legítimo dos jornalistas de Rondônia, esclarece que não existe nenhum retrocesso no seio da família jornalista, e sim uma fase de discussão de interesses inerentes à categoria. Essa, portanto, é uma mostra clara de que o SINJOR e seus associados mantém uma conduta de democracia nas discussões que importam à classe, ouvindo e falando sobre todos os assuntos, mesmo que não haja convergência em todos os pontos.
*O SINJOR quer deixar latente o respeito pela individualidade e autonomia de todas as entidades, instituições e seus representados e os casos que envolvem a diretoria do SINJOR e seus associados só dizem respeito a esta categoria.
*Não nos envolvemos em casos relativos a outras entidades pois, se assim não o fosse, teríamos a certeza de poder fazer questionamentos acerca, por exemplo, de uma prestação de contas das obras de construção da suntuosa sede da OAB – feita em um dos mandatos do senhor Hiram Marques – e que até agora se mostra nebulosa ou então não exibiu a transparência necessária para com seus membros associados.
*O SINJOR não concorda que qualquer ato que envolva seu nome e de seus associados seja utilizado para tentar justificar a atuação de um colega quando este trata de assuntos relativos a outras entidades, assim como foi exemplificado em um artigo abordando a campanha para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional Rondônia.
*Portanto, o SINJOR volta a enaltecer o principio de que todas as pessoas têm o direito de exaltar o livre pensamento e expressar suas opiniões, como reza a própria Carta Magna. No entanto, não vai permitir que o Sindicato e seus associados sejam citados em matérias que dizem respeito a outras entidades e instituições.
*
Marco Antônio Grutzmacher
*Presidente do SINJOR