Agência interditou cinco lotes de captopril de empresas mineira e goiana. Remédios apresentam degradação maior que a esperada de princípio ativo.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) encontrou problemas na composição de cinco lotes de medicamentos contra hipertensão cujo princípio ativo é o captopril. A análise detectou uma degradação excessiva do princípio ativo nos remédios Genoptril e Captomed, o que pode diminuir a eficácia deles. Com isso, a Anvisa determinou a interdição cautelar dos cinco lotes por 90 dias -- na prática, eles não podem ser vendidos nem usados até o fim desse prazo.
Os lotes em questão são o 5517, 5522, 5521 e 5527 do Genoptril (fabricado pelo Laboratório Genoma, da cidade goiana de Anápolis), bem como o lote 2399 do Captomed (fabricado pela Cimed Indústria de Medicamentos, de Pouso Alegre, Minas Gerais). O problema detectado é um excesso de captopril dissulfeto, substância que é um dos produtos normais da degradação do captopril ao longo do tempo. Segundo a Anvisa, quem está tomando os remédios deve parar e, em caso de dúvidas, procurar o serviço de atendimento ao consumidor dos fabricantes.
A Cimed Indústria de Medicamentos informou que já está reanalisando os lotes do Genoptril que continham problemas e que, por enquanto, não encontrou alterações significativas no produto. Ana Maria Guedes Resende, farmacêutica responsável do Laboratório Genoma, disse ao G1 que a medida é "normal" e "prudente". "Embora não haja risco aparente para o consumidor, pode haver uma diminuição da eficácia do medicamento", afirma ela.
Durante os 90 dias da interdição cautelar, os laboratórios podem reanalisar os lotes e, se não encontrarem problemas, pedir uma contraprova -- ou seja, uma nova análise independente -- à Anvisa. Segundo Resende, a diferença encontrada entre a degradação máxima permitida do captopril e a que ocorreu nos lotes da empresa goiana é baixa.
"Ainda não é possível saber o que ocasionou isso. Talvez haja alguma relação com a matéria-prima que nos foi fornecida", pondera a farmacêutica.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Promotoria da Saúde da capital intervém na polêmica da auto- hemoterapia
*
Promotoria da Saúde da capital intervém na polêmica da auto- hemoterapia