* A justiça brasileira continua atuando com a eficiência do Véu de Maia. Na cultura oriental tal metáfora indica uma entidade que confunde os homens. O que se vê de um lado do véu é algo não muito definido. Não permite a elaboração de juízo perfeito, já que os sentidos são corrompidos.
* Os procedimentos jurídicos tem sido alvo de críticas desde o nascedouro do Brasil, por contarem com a proximidade de políticos influentes em suas decisões.
* Historicamente políticos são perdoados, mesmo quando tribunais de contas e auditorias independentes comprovam dados no mínimo suspeitos.
* É só observar os patrimônios legados por alguns políticos. Coisa na casa de milhares ou milhões de dólares, fruto do roubo de cofres públicos, descarados.
* Algumas vezes o poder público começa as investigações, chama a imprensa para cobrir os fatos, e depois tudo some. O resultado mais constante são a impunidade e desmoralização de policiais e promotores envolvidos nos casos.
* Tem sido assim paulatinamente. Os episódios envolvem de vez em quando parlamentares, que montam comissões especiais no Senado, Câmara Federal e Assembléias Legislativas. Concluídas as investigações os resultados são repassados à justiça e morrem. Fruto da manobra de políticos e advogados bem entrosados com o sistema. O tráfico de influência resolve muitos casos. Em outros já foi comprovado que vez por outra um membro do judiciário aceitou favores.
* Como forma maior de frustração a sociedade tem que aceitar o corporativismo dos membros da justiça. Mesmo que saibam de coisas erradas uns defendem os outros, torpedeando a imprensa ou qualquer outro crítico com processos de difamação ou coisa semelhante.
* A sociedade impotente assiste a este descaso dos agentes públicos. Parece não ver mais saída para o processo social, o que instiga revoluções. O Véu de Maia é ruim para a Justiça Brasileira. Muito ruim.
* Esse véu legitima movimentos insurgentes. O Comando Vermelho e o Primeiro Comando da Capital são as maiores provas disso. A alta criminalidade também reflete a eficiência do véu.
* Os agentes públicos irresponsáveis estão construindo um país inviável. Em poucos anos teremos a resposta mais evidente de sua obra. Se ainda não perceberam vão tomar ciência ao testemunharem assaltos, assassinatos e revoltas populares.
* Existe uma parcela da população que não faz parte do conceito de cidadania. Ela não confia na justiça e nos políticos. Eles também não precisam de véus. Já optaram pelas armas. É a resposta popular contra a sociedade podre entronizada.
*Hamilton Lima é professor universitário