*O Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Ariquemes, em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Ambiental – Sedam –; Banco de Sementes, Prefeitura de Ariquemes e Ceplac, está realizando o curso de formação de viveiristas, com o objetivo de capacitar mão de obra especializada, para atender a demanda de mercado, com a formação de 50.000 mudas de espécies florestais amazônicas.
* Conforme informou a chefe do Banco de Sementes de Ariquemes, Luzinete Martins, o curso que terá a duração de 45 dias, sendo 20 horas teóricas e 80 horas práticas, tem como público alvo homens, mulheres e jovens desempregados da grande região de Ariquemes, que possibilitará, após a conclusão do curso, inclusão social e geração de emprego e renda.
*Está sendo utilizada a metodologia pedagógica de ensino conciliada com a metodologia de capacitação massiva, criada pelo renomado Professor Doutor em sociologia Clodomir Santos de Morais. O primeiro passo foi à instalação de uma empresa fictícia, administrada pelos próprios alunos. Estão sendo realizadas excursões em áreas de reservas locais, a fim de obter demonstração de coleta de sementes e mudas.