O curta-metragem "A Ascensão da Cigarra", gravado em Porto Velho (RO) com roteiro e direção de Ana Clara Ribeiro, fará a sua estreia nordestina no 30º CINE/PE - Festival do Audiovisual. A exibição está confirmada para a noite da próxima quinta-feira (4 de junho), no histórico Cinema do Teatro do Parque, em Recife (PE).
A produção rondoniense foi selecionada para a Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Nacionais. O filme é um dos únicos curtas da Região Norte a integrar a seleção competitiva. A obra dividirá a grade de exibição com produções de vários estados brasileiros, consolidando uma trajetória de sucesso que vem sendo construída ao longo de 2026.
Em março deste ano, o curta fez sua estreia nacional no renomado Festival Curta Cinema, no Rio de Janeiro. Já a estreia na própria Região Norte aconteceu no 11º Amazônia FiDoc, em Belém (PA), evento onde "A Ascensão da Cigarra" conquistou o prêmio especial do Júri de Menção Honrosa.
Equipe feminina e a Amazônia Urbana
Além da forte representação nortista, o projeto chama a atenção pelos seus bastidores. De acordo com a diretora, 90% da equipe técnica é formada por mulheres.
A produção, realizada em 2025, envolveu mais de 30 profissionais, incluindo nomes como Rafaela Correia na direção de fotografia, Verônica Brasil no desenho de som e trilha sonora, e Isadora Boschiroli na montagem. Essa construção coletiva feminina dialoga diretamente com a temática central do filme.
"A Ascensão da Cigarra" acompanha Pilar, uma jovem cujo ofício é escrever para funerárias. Ao lidar com as memórias que esse trabalho desperta, Pilar passa por uma misteriosa transformação em meio ao canto das cigarras, tendo como pano de fundo a noite da Amazônia urbana de Porto Velho.
Produção local
O destaque de "A Ascensão da Cigarra" reflete um momento aquecido do audiovisual de Rondônia. Durante o Amazônia FiDoc, em Belém, outros quatro filmes rondonienses participaram do festival, com destaque para as obras premiadas "Mucura", de Fabiano Barros, e "Concerto de Quintal", de Juraci Júnior. Essa nova geração de cineastas amazônicos vem sendo impulsionada por políticas públicas culturais, como os editais da Lei Paulo Gustavo viabilizados pela SEJUCEL/SIEC.
Após a passagem por Recife na próxima semana, o curta já tem destino certo: em agosto, o filme rondoniense será exibido na 49ª edição do Festival Guarnicê de Cinema, em São Luís (MA), um dos eventos audiovisuais mais antigos do Brasil.