REPRESENTANDO: Teatro Wankabuki leva Rondônia à 6ª Teia Nacional de Pontos de Cultura

Participação do grupo destacou o protagonismo do Wankabuki nas discussões nacionais sobre cultura, formação artística, políticas públicas e sustentabilidade

REPRESENTANDO: Teatro Wankabuki leva Rondônia à 6ª Teia Nacional de Pontos de Cultura

Foto: Reprodução

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
O Teatro Wankabuki representou Rondônia na 6ª Teia Nacional de Pontos de Cultura e no 5º Fórum Nacional de Pontos de Cultura, realizados entre os dias 19 e 25 de maio, em Aracruz, no Espírito Santo. A delegação rondoniense contou com 22 representantes, incluindo duas delegadas do Pontão Teatro Wankabuki, consolidando a presença da instituição entre os principais movimentos culturais do país.
 
A participação do grupo destacou o protagonismo do Wankabuki nas discussões nacionais sobre cultura, formação artística, políticas públicas e sustentabilidade, ampliando a voz da Amazônia nos espaços de decisão cultural.
 
Um dos momentos de maior destaque aconteceu durante os Grupos de Trabalho (GTs) do Fórum Nacional. A artista e gestora cultural Valdete Sousa, representante nacional do GT Teatro, conduziu a reunião que reuniu 51 delegados de Pontos de Cultura ligados às artes cênicas das cinco regiões brasileiras. O encontro debateu desafios do setor, fortalecimento de redes colaborativas e políticas culturais voltadas ao teatro.
 
Durante a plenária, foi eleita a nova representante nacional do GT Teatro, Ana Yasmim, de Mossoró (RN), que assume a função neste novo ciclo.
 
Além da atuação no segmento teatral, o Pontão Wankabuki também participou do GT Audiovisual, representado pela delegada Miriam Scheer, reforçando a diversidade de linguagens artísticas desenvolvidas pelo grupo rondoniense.
 
 
Outro importante espaço ocupado pelo Wankabuki foi a reunião da Rede Nacional de Formação em Arte e Cultura. A instituição participou por meio da ELTW — Escola Livre de Teatro Wankabuki, apresentando experiências desenvolvidas em Rondônia e trocando conhecimentos com coletivos e escolas de diferentes estados brasileiros.
 
A programação também incluiu a roda de conversa “Justiça Climática se faz com Cultura”, promovida pelo Ponto Regatão. Representando Rondônia, Valdete Sousa participou dos debates ao lado de representantes da região Norte, abordando temas como desmatamento, descarte irregular de resíduos, aquecimento global, secas extremas e impactos socioambientais enfrentados pela Amazônia.
 
Os participantes discutiram ainda como Pontos e Pontões de Cultura podem contribuir para a conscientização ambiental e para a construção de ações de mitigação dos impactos climáticos através da arte e da cultura.
 
A participação do Teatro Wankabuki na Teia Nacional reforça sua importância como referência cultural de Rondônia, fortalecendo a integração amazônica nos debates nacionais e ampliando a presença do estado nas discussões sobre cultura, sustentabilidade e formação artística.
 
Com atuação reconhecida dentro e fora de Rondônia, o Wankabuki segue consolidando seu papel como um dos principais representantes da cultura amazônica no cenário nacional.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS

Instale o app do Rondoniaovivo.com Acesse mais rápido o site