Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Teatro da Universidade Federal de Rondônia (Unir), que atenderá o curso de Artes dessa instituição, está em obras há mais de uma década sem que a administração tome providências para resolver a situação, deixando o prédio em total abandono. O teatro seria um centro de cultura, arte, formação e expressão.
Segundo os professores e alunos do curso, o prédio está sujo, com partes quebradas e deterioradas pelo tempo, mesmo sem nunca ter sido utilizado. O forro do teto apresenta danos estruturais, e a sala teatro-escola — que deveria servir aos discentes e docentes do curso de teatro — virou depósito de entulho.
Além disso, de acordo com os denunciantes, há relatos do desaparecimento de centrais de ar do interior do prédio.

Ainda segundo os profesores e alunos, a cada cobrança por respostas, a administração da Unir responde com promessas vazias e datas fictícias que nunca se concretizam. “Enquanto isso, o tempo passa e a situação piora a cada dia”.
No dia 23 de maio deste ano de 2025, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unir ocupou a Procea (Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis) com diversas reivindicações, em especial a imediata abertura do Teatro da UNIR.

“Não se trata apenas de uma obra parada, é o silenciamento da arte. É a negação do direito à cultura. É o roubo de um espaço que é dos professores e estudantes”, afirmam.
.jpg)
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!