No período de 8 a 10 de agosto o SESI recebeu a visita do consultor da área de cultura Rogério Carnasciali. O objetivo da visita foi dar continuidade à Tecnologia SESI de Investimento em Cultura que está em fase de implantação no Estado.
Nesta etapa o SESI visitou as indústrias Eletrobrás, Marquise, JBS, O Estadão do Norte, Correios, Grupo Saint-Gobain e Grupo Rovema. A Tecnologia SESI de Investimentos em Cultura foi estruturada para orientar e assessorar executivos das indústrias com interesse em aprofundar seus conhecimentos sobre os procedimentos na elaboração de projetos voltados para o trabalhador da indústria, seus dependentes e comunidade onde a empresa está instalada, utilizando-se das Leis de incentivo à Cultura.
A coordenadora de Cultura do SESI/RO, Lidiane Bandeira lembra que as leis de incentivo à cultura têm como importante papel desempenhar ações na perspectiva da responsabilidade social e do estímulo e qualificação da produção cultural no país. “No plano regional, visa ainda colaborar para a geração de trabalho, renda e desenvolvimento local através das atividades culturais. Os números indicam que apenas 2% das empresas com possibilidade de investimento em Leis de Incentivo atualmente investem”, disse.
Lidiane explica que neste contexto, o Programa da Tecnologia SESI de Investimentos em Cultura contribui com a sistematização e a disseminação de conteúdos fundamentais para subsidiar a utilização das Leis de Incentivos por parte das empresas privadas e pessoas físicas. “A Tecnologia foi bem recebida nas indústrias visitadas e o SESI Cultura enquadrará já neste mês 3 projetos no Ministério da Cultura: Coral, Sala de leitura e Circuito Cultural. A perspectiva é que as indústrias colaborem com seu imposto de renda para o projeto”, afirmou a coordenadora.
O consultor ressalta que a Lei Rouanet determina que 4% do imposto de renda das empresas podem ser utilizados para investimento em cultura, diante disso vamos estimular as indústrias locais a investirem este recurso em seus trabalhadores ou em algum outro público que deseje atingir.