A prefeita Sueli Aragão recebeu em seu gabinete o escritor Paulo Kawanami, na manhã desta quinta-feira e na oportunidade falou sobre sua alegria em saber que o Município de Cacoal é uma referência cultural e educacional. "É gratificante saber que Cacoal se destaca em todos os âmbitos do conhecimento humano e é muito importante que a sociedade valorize o trabalho daqueles que com o seu talento e o seu vasto conhecimento fazem de nossa cidade um nome lembrado em todos os cantos da Amazônia", destacou.
*Paulo Kawanami é um dos escritores de maior projeção no Estado de Rondônia e ao longo de 20 anos de atuação publicou diversos títulos, a maioria deles direcionados ao público infanto-juvenil como "A Sementinha Teimosa", um dos clássicos de seus lançamentos. Outras obras igualmente importantes também foram lançados e são lidos por crianças, adolescentes e jovens ávidos por uma literatura sadia e de muito bom gosto.
*De acordo com jornalista Daniel Oliveira da Paixão, amigo e incentivador dos trabalhos de Kawanami desde que descobriu seus brilhantes trabalhos em 1987, o diferencial desse escritor é que seus textos usam uma linguagem simples, clara e aborda questões temáticas de relevante contexto como a defesa da vida, do meio ambiente e da fraternidade. *"O escritor Paulo Kawanami sabe, como poucos, explorar temas que são de importância vital para cada um de nós e que muitas vezes passam despercebidos. Seu trabalho, portanto, revela um pouco da insustentável leveza do ser, ao mesmo tempo em que aponta caminhos e soluções para que vivamos uma vida melhor desde que respeitemos a natureza, excelsa fonte da vida", afirma o jornalista.
*Livros nas escolas
*Há um velho ditado de que em casa de ferreiro os espetos são de pau, mas sempre é possível quebrar as regras e tabus, quando há bom senso e compromisso crítico. Esta é a razão porque tantas escolas e educadores começam a escolher as obras de Paulo Kawanami como fonte de consulta e de conhecimento.* "Fico feliz que meus livros cheguem às escolas e sirvam para enriquecer o conhecimento e fomentar o espírito crítico de nossas crianças e da juventude, mais importante que isso, entretanto, é vermos os olhos de crianças que brilham a degustar histórias que enlevam a alma e que as levam a refletir sobre a existência humana e o que devemos fazer para preservar a natureza e garantirmos a vida em todo o seu esplendor", ressaltou Paulo Kawanami.