Casos de morte por dengue caem 80% nos primeiros quatro meses

Casos de morte por dengue caem 80% nos primeiros quatro meses

Casos de morte por dengue caem 80% nos primeiros quatro meses

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira pelo Ministério da Saúde revelou que o número de mortes provocadas pela dengue no Brasil caiu 80% durante os quatro primeiros meses do ano, passando de 374 em 2011 para 74 em 2012. O estudo também apontou uma queda de 87% no número de casos graves da doença registrados no Brasil no mesmo período: foram 8.630 em 2011 contra 1.083 em 2012.
Ao todo, 286.011 casos de dengue foram notificados em todo o País entre janeiro e abril deste ano, o que representa uma queda de 44% em relação ao total registrado nos quatro primeiros meses de 2011 (507.798 casos).
No entanto, a pesquisa mostra que ao comparar com o ano passado, houve aumento do número de casos em Rondônia, Alagoas, Sergipe, Bahia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul". No Rio de Janeiro, o número de casos foi expressivo, afirma o ministro Alexandre Padilha, "as ações conjuntas nas três esferas de Poder conseguiu evitar uma epidemia história no estado do RJ", declarou.
O levantamento mostra que dez estados concentram 81,6% dos casos notificados em 2012 ¿ Rio de Janeiro (80.160), Bahia (28.154) e Pernambuco (27.393) lideram a lista. Considerando a incidência da dengue (proporção de caso para cada 100 mil habitantes), as três cidades com as maiores taxas no Brasil são Palmas (2.494,7), Itabuna (1.445,3) e Rio de Janeiro (1.045,4).
O estudo mostra que todos os quatro tipos de dengue permanecem em circulação no País, sendo que, nos quatro primeiros meses deste ano, os tipos 1 e 4 foram os mais comuns, com 59,3% e 36,4% de um total de 2.098 amostras positivas.
O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, lembrou que o verão constitui o período em que ocorre mais transmissão de dengue no Brasil. Segundo ele, 95% dos casos da doença são registrados no primeiro semestre do ano.
Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a estratégia de combate à dengue por meio do controle do mosquito é ultrapassada. Segundo ele, o novo enfoque da pasta está na integração de ações de cuidado à saúde, como redução do tempo de espera para diagnóstico e início do tratamento.
"Essa tendência (de queda dos números) não pode ser justificativa para retirarmos a frota de campo. Ela só reforça a necessidade de continuarmos com as ações", ressaltou. Segundo Padilha, o Brasil vai manter os investimentos também na criação de uma vacina contra a dengue. Atualmente, três estudos estão em andamento no País.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS