Brasil reduz importações de gás natural boliviano em 33%, segundo imprensa

Brasil reduz importações de gás natural boliviano em 33%, segundo imprensa

Brasil reduz importações de gás natural boliviano em 33%, segundo imprensa

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
LA PAZ, 7 Jan 2009 (AFP) - O Brasil reduziu suas importações de gás natural procedentes da Bolívia em 33% - dos 31 milhões de metros cúbicos a 20 milhões de metros cúbicos diários -, informou o jornal La Razón nesta quarta-feira. A redução dos volumes do gás começaram em 29 de dezembro de 2008, assegurou o jornal boliviano, citando fontes do governo e do setor petroleiros as quais não identificou. Um funcionário do ministério de Hidrocarbonetos informou à AFP que a notícia carece de uma versão oficial.

O ex-ministro boliviano de Hidrocarbonetos e ex-presidente da Organização Latino-americana de Energia (Olade), Álvaro Ríos, explicou que a redução das compras brasileiras pode ter se dado pela queda do preço internacional do petróleo que torna o uso mais barato de seus derivados líquidos, como gasolina, diesel e gasóleo.

"Os líquidos ficaram muito mais baratos e isso está contribuindo para que a demanda seja mais baixa, somada também a uma melhor produção no Brasil", afirmou Ríos.A Bolívia produz 41 milhões de m3 diários de gás natural, sendo que 6 a 7 milhões que são utilizados para consumo interno, enquanto 31 milhões são enviados ao Brasil e entre 1 e 2 milhões para a Argentina.

A queda das exportações bolivianas gera uma redução dos rendimentos econômicos, vitais para a Receita, apesar de não terem sido citados os montantes em questão.
 
Um relatório recente do ministério de Hidrocarbonetos boliviano assinala que o preço do gás natural para o Brasil, durante o último trimestre de 2008, se encontrava em média em 8,2 dólares por milhão de BTU (Unidade Térmica Britânica) e 10,3 dólares o milhão de BTU para a Argentina.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS