O senador Expedito Júnior (PR/RO) apresentou Projeto de Lei do Senado que institui a Política Nacional de Integração Lavoura-Pecuária. A intenção é elevar a produtividade, a qualidade dos produtos e a renda das atividades agropecuárias por meio da aplicação de sistemas mistos de exploração de lavoura e pecuária em áreas já desmatadas.
A proposta deverá desestimular a utilização da prática de queimadas e combater os impactos ambientais provocados pela erosão e pela redução do teor de matéria orgânica do solo. “Pretendemos inserir a pecuária brasileira como atividade afinada com as grandes preocupações ecológicas atuais, constituindo-se aliada na busca contra o aquecimento global”, afirmou o senador.
O projeto pretende estabelecer um novo modelo para as políticas de estímulo às atividades agropecuárias, com base no correto manejo do solo, das plantas e dos animais, na formação de pastagens produtivas e na recuperação de áreas degradadas. Nesse sistema, parte das receitas obtidas com as lavouras é utilizada para custear a recuperação ou a reforma das pastagens e melhora a fertilidade do solo por meio do processo de rotação lavoura-pastagem, minimizando os riscos da agropecuária e melhorando a rentabilidade dos produtores.
“Não é mais admissível que as atividades econômicas modernas se eximam da responsabilidade da preservação ambiental, considerando-se a necessidade da manutenção de serviços ambientais essenciais à vida e ao bem-estar desta e das próximas gerações”, disse o senador.