*Faltando apenas os retoques finais de pintura, limpeza e paisagismo, a ponte construída pelo governo do Estado sobre o Rio Acre, interligando o Brasil ao Peru (através das cidades de Assis Brasil e Iñapari), será inaugurada entre o final deste mês ao início de fevereiro, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e, possivelmente o presidente do Peru, Alejandro Toledo.
*Depois de acompanhar várias etapas da construção da obra, avaliada em cerca de R$ 25 milhões, o secretário de Comunicação do Estado, Aníbal Diniz, visitou o local na última sexta-feira, acompanhado do diretor-geral da TV Acre, Ricardo Mendes e do engenheiro elétrico da emissora, José Ricardo Fácio, constatando a modernidade e conclusão do monumento.
*De acordo com um dos engenheiros da obra, Zelito Nóbrega, a ponte internacional mede cerca de 240 metros, e foi construída em um ano de trabalho, antecedendo o prazo de dois anos concedido às empresas responsáveis pela obra, a Editec (Rio Branco) e a Cidade, uma empresa de Porto Alegre, também responsável pela construção da Terceira Ponte de Rio Branco.
*Em seu projeto, a obra inclui duas passarelas laterais para pedestres, um complexo alfandegário e uma tecnologia que tem como base vários estais de aço, tornando a ponte suspensa sem o uso de pilares utilizados em projetos arquitetônicos tradicionais.
*A construtora Cidade é a única empresa no Brasil que desenvolveu a tecnologia de estais em pontes de concreto, e coincidentemente as duas primeiras pontes da região a utilizarem as inovações foram a Terceira Ponte e a ponte Brasil e Peru. "Vendo a obra in loco deu pra ter uma noção com maior intensidade do valor e importância dessa ponte para a população brasileira e peruana, e ainda sua contribuição para o fortalecimento do intercâmbio comercial e cultural entre o Brasil e o Peru", disse Aníbal Diniz.
*O acesso à obra está sendo concluído nos próximos dias, além da instalação de equipamentos da Receita Estadual, Receita Federal, Polícia Federal e outros órgãos fiscalizadores do sistema alfandegário.