ARTICULAÇÃO: Desistência de Marcos Rocha de disputar o Senado é jogo de cena

Ocorre que os manos Gonçalves que tem o controle do União Brasil não aceitam deixar afatia do leão da máquina nas mãos do clã Rocha

ARTICULAÇÃO: Desistência de Marcos Rocha de disputar o Senado é jogo de cena

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.

Vitória humana

 

Uma franquia de filmes popular entre os jovens – Final Destination (Premonição), do norte-americano Jeffrey Reddick – tem como personagem central a Morte, que mesmo sem ser vista aparece e age maldosamente a cada minuto da exibição. A julgar pela sucessão de ocorrências com a aparência de propositais, dando margem a teorias da conspiração, o aquecimento global agiu da mesma forma que a personagem Morte, com os tornados do Sul e a piora do calor na COP30 aparecendo mais que as soluções para mitigar o drama.

 

A sensação de que o ponto sem volta do apocalipse climático já chegou soa como a sensação de inevitabilidade da Morte, como se o próprio aquecimento global, em pessoa, decidisse fazer um discurso sem palavras, mas muito expressivo e onipresente em todos os diálogos. Nos filmes, a Morte vence, mas na vida real os esforços humanos podem escrever um roteiro diferente e melhor.  

 

Já uma página virada, a COP30 precisa ter consequências positivas, e uma delas parece promissora: a criação de uma vitrine global pró-clima, expandindo a iniciativa do Sebrae de formar a loja colaborativa Brasil BioMarket, que reuniu 250 micros e pequenas empresas de 21 estados, oferecendo cerca de 750 produtos provenientes de pequenos negócios sustentáveis distribuídos pelos segmentos de alimentação e bebidas, moda e acessórios, artesanato e decoração e beleza e cosméticos.

 

= = = = =

 

 

Boatos proliferam

 

No final de semana vários boatos proliferando na capital rondoniense. Desde um rombo no orçamento do governo estadual em torno de 30 por cento, até a desistência do atual governador Marcos Rocha em disputar uma cadeira ao Senado, optando por permanecer no Palácio Rio Madeira, sede do governo estadual até o final do mandato. Com isto, também deixariam e disputar as eleições 2026 sua esposa, a secretária estadual Luana Rocha e seu irmão Sandro Rocha que pleiteia uma candidatura a Assembleia Legislativa. A pré-temporada eleitoral começa com os boatos se disseminando pelo estado. O governador não confirma nada sobre sua desistência de pelejar o Senado.

 

Jogo de cena

 

Nos meios políticos a informação dando conta que o atual governador Marcos Rocha estaria disposto a concluir seu mandato, deixando de disputar uma cadeira ao Senado e paralisando as campanhas da sua esposa Luana a Câmara dos Deputados e Sandro Rocha a Assembleia Legislativa, foi recebida com reservas. Acredita-se que seja um jogo de cena para que o vice-governador Sérgio Gonçalves, que assumiria a titularidade em abril na desincompatibilização do atual mandatário, aceite as articulações e exigências de Marcos Rocha na transferência do cargo. Ocorre que os manos Gonçalves que tem o controle do União Brasil não aceitam deixar afatia do leão da máquina nas mãos do clã Rocha.

 

Em recuperação

 

Enquanto adversários torciam para vê-lo no Tonhão, devido a uma complexa intervenção cirúrgica travada em São Paulo, que o levou inclusive a UTI durante vários dias, o ex-senador Amir Lando (MDB-RO) se colocava de pé e já em plena recuperação projetando sua volta à Rondônia e as lides políticas. O ex-barbicha dos anos 80, alcunha proporcionava pelo seu aparado cavanhaque pelos deputados governistas, trabalha para retornar ao pódio na eleição 2026 conquistando uma cadeira a Câmara dos Deputados no ano que vem.

 

O racismo cordial

 

Nem sempre o racismo é cordial no Brasil, como se acredita. Periodicamente temos cenas de racismo explicito, seja em Florianópolis com a torcida do Avaí se referindo a cor da pele dos paraenses, ou em Curitiba, aonde o deputado estadual negro Renato de Freitas (esquerda) foi agredido recentemente nas ruas centrais da capital paranaense, com socos e pontapés. O ator negro Toni Tornado, lembra que quando casado com a atriz Arlete Sales (que é loira e branquela) foi objeto de quase uma década de insultos pelos racistas. Arlete vivenciou o mesmo drama de Tornado.

 

Repasses do FPM

 

Com as já rotineiras queixas dos prefeitos pelas verbas rateadas, os municípios receberam durante a semana a segunda parcela do Fundo de Participação dos Municípios-FPM. As cotas de repasses tem caído e mesmo os municípios com maior poderio econômico andam de pires as mãos se socorrendo com recursos advindos de emendas parlamentares dos deputados estaduais, federais e senadores. Os prefeitos mais articulados com as esferas federais, como Leo Moraes em Porto Velho, Carla Redano em Ariquemes, Afonso Cândido em Ji-Paraná, Adailton Fúria em Cacoal padecem menos com os problemas de arrecadação, mesmo assim se queixam do cobertor curto existente em seus respectivos orçamentos. 

 

Via Direta

 

*** Como medida preventiva, algumas lideranças rondonienses já falam numa campanha Fora Carluxo, vereador do RJ que quer ser candidato ao Senado em Santa Catarina e que está sendo expulso daquele estado com destino a Rondônia, Acre ou Roraima *** Já temos lideranças consolidadas em Rondônia, não precisamos de candidaturas forasteiras por aqui. Fora Carluxo também em Rondônia *** Trocando de saco para mala: se tudo der certo Porto Velho ficará bem na foto com os novos hospitais *** Vejam só: O governo estadual prevê o Heuro, agora já com novo endereço a prefeitura projeta adquirir o Hospital das Clínicas e a Faculdade Católica implantando seu hospital universitário.

Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acha que o Brasil vai ser hexa nesta Copa do Mundo?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS