ALIMENTAÇÃO: Governo Federal institui o programa Arroz da Gente contra a fome

Iniciativa prevê incentivo à agricultura familiar e fomento à produção de variedades de arroz

ALIMENTAÇÃO: Governo Federal institui o programa Arroz da Gente contra a fome

Foto: Reprodução

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O programa Arroz da Gente, uma das políticas de incentivo à produção de arroz pela agricultura familiar anunciadas pelo Governo Federal em 2024, foi instituído por meio da Portaria Interministerial nº 15 , publicada no Diário Oficial da União na última segunda-feira (9).
 
O projeto, de responsabilidade dos ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), tem, entre suas propostas, garantir a segurança alimentar e nutricional em diferentes territórios brasileiros, contribuindo para a erradicação da fome no país.
 
Valorizar práticas alimentares locais e das culturas alimentares brasileiras; contribuir para a diversificação e a sustentabilidade dos sistemas produtivos; fomentar a produção de variedades de arroz – inicialmente, em mais de 200 municípios do país, nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Norte e Sudeste –, e incrementar a renda, especialmente, dos agricultores familiares são algumas das outras diretrizes do programa.
 
“Estamos estimulando o aumento da produção de arroz, tendo em vista que o arroz é um produto de consumo diário do povo brasileiro. Precisamos diversificar a produção de arroz no Brasil inteiro. A Embrapa tem sementes que possibilitam que você possa produzi-lo em todas as regiões do Brasil”, esclareceu o ministro Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, na ocasião do anúncio do programa, durante o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar, em julho deste ano.
 
INCENTIVOS 
 
Para incentivar o plantio de arroz em diferentes partes do país e apoiar os agricultores familiares, o programa prevê concessão de créditos a juros menores para quem se dedicar a essa produção.
 
Além disso, cerca de 10 mil famílias produtoras receberão incentivo para aprimorar o cultivo de arroz a partir de acompanhamento técnico e do apoio para aquisição de tecnologias de baixo impacto e adaptadas à realidade local.
 
A construção de silos armazenadores, de forma a zerar a colheita manual, e ações de comercialização, incluindo os contratos de opção, que garantem a compra da produção pelo governo caso um agricultor não alcance o preço mínimo, também estão incluídas na estratégia do Arroz da Gente.
 
Outra opção de escoamento do produto, já executada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), é por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Isso garante não só a venda do arroz, como facilita o consumo deste alimento pelas populações de baixa renda e das periferias das cidades de atuação do programa.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Governo de RO?
Você acha que 15 min de tolerância nos estacionamentos de shoppings é suficiente?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS