Começa em Porto Velho 2º Congresso de Farmácia e Bioquímica de Rondônia - Rondoniaovivo.com - NOVO TELEFONE: (69) 3229-8673 Começa em Porto Velho 2º Congresso de Farmácia e Bioquímica de Rondônia

Anterior

27/05/2011

Anterior

Próxima

27/05/2011

Próxima
Página Inicial
Rondônia ,
Twitter Rondoniaovivo.com YouTube Rondoniaovivo.com Facebook Rondoniaovivo.com Rss Rondoniaovivo.com

Começa em Porto Velho 2º Congresso de Farmácia e Bioquímica de Rondônia

Sexta-Feira, 27 de Maio de 2011 / 11:20

Como parte do programa de educação continuada do Conselho Regional de Farmácia de Rondônia (CRF-RO) foi aberto na noite dessa quinta-feira (26) e segue com palestras, cursos e conferências até as 12h30 do próximo domingo o 2º Congresso de Farmácia e Bioquímica de Rondônia, no campus da Uniron do Porto Velho Shopping. Em tempos de discussão da reestruturação do Sistema Único de Saúde (SUS), o evento, que lotou o auditório de acadêmicos e profissionais, inclusive de áreas como medicina, consiste em um momento importante para o debate da assistência farmacêutica como uma das 14 áreas de atendimento à saúde.
 
Na abertura, que contou com a presença do secretário estadual de Saúde, Alexandre Muller, representando o governador Confúcio Moura; o deputado federal, Mauro Nazif e representantes de várias entidades da classe farmacêutica, a presidente do CRF-RO, Ana Caldas, destacou o papel do farmacêutico como vital para a saúde, por dominar saberes desde a prevenção de doenças, passando pelos sintomas, elaboração de fórmulas medicamentais, dispensação e acompanhamento da evolução do tratamento até a cura.
 
Segundo ela, são mais de 130 mil profissionais hoje no País atuando em mais de 70 ramificações da área da farmácia dos setores públicos e privados, seja nos laboratórios de análises clínicas, farmácias e drogarias, unidades hospitalares e indústrias de medicamentos, alimentos, cosméticos, produtos agrícolas, entre outras. “Eventos como este só têm acrescentar para que nossos profissionais sirvam melhor à sociedade”, observou.
 
Para a diretora geral do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Lérida Vieira, que também é conselheira federal por Rondônia, ressaltou a busca do conhecimento, que promove
transformações, como o principal argumento para a participação no Congresso. “Criamos entre os profissionais e estudantes de farmácia a cultura da busca do conhecimento técnico-científico e humanístico com o objetivo de entendermos o tratamento do ser e o ser que tratamos. E é o conhecimento que está levando a farmácia ao momento mais prodigioso de sua história, que é o resgate de sua força motriz baseado no desejo e necessidade de prestar serviços com qualidade à sociedade”.
 
Com relação às capacitações profissionais, Lérida Vieira disse que estão levando os farmacêuticos a assumir suas funções sociais como profissional da saúde e a promover pequenas revoluções na saúde brasileira, transformando as farmácias em estabelecimentos que ofereçam produtos e serviços qualificados e funcionem como centros auxiliares do SUS, que por sua vez tem sua força de trabalho gerada por uma equipe multiprofissional, da qual deve fazer parte o farmacêutico.
 
A importância estratégica do farmacêutico para a saúde, segundo a diretora do CFF, é reconhecida também pelo Ministério da Saúde ao orientar os gestores municipais a organizarem seus setores de assistência farmacêutica, mantendo o farmacêutico no centro dos mesmos. Citando o escritor Monteiro Lobato, ela concluiu dizendo que “somos soldados em defesa de todos”.
 
O secretário Alexandre Müller considera o Congresso importante para o momento de transformações porque passa o Estado, com a reestruturação administrativa pautada na cooperação e prestação de serviços humanizados. Para o deputado Nazif, a participação dos estudantes e profissionais atende às exigências do mercado, que têm como foco o conhecimento, responsabilidade e amor à profissão. Ele ainda falou sobre a luta por um piso salarial compatível à atuação dos trabalhadores da saúde, redução da carga horária para 30 horas semanais e aposentadoria especial.

Fonte: Veronilda Lima

0 Comentários

Comentar Notícia

Últimas Notícias

08:54

Corpo é encontrado as margens do Rio Barão do Melgaço

09:05

Homem é encontrado morto e com mãos amarradas

09:04

Homem é atacado a tiros após discussão em comércio

08:59

Homem não paga dívida de R$ 20 e tem casa incendiada - VÍDEO

08:55

ABSURDO - Com reajuste em benefícios, deputado federal passa a custar até R$ 176 mil por mês

08:50

Homem morre afogado enquanto construía ponte

08:48

Ezequiel relata abandono de estradas no Vale do Jamari

08:49

Município recebe nova tecnologia em faixa de pedestres

08:46

Secel entrega lâmpadas para Estádio Cassolão

08:33

Mulheres que brigaram em via pública são presas

08:32

Funcionários não fazem curativo por falta de esperadrapo

08:26

Motorista age rápido e evita incêndio em carreta na BR-364

08:20

Motorista desvia de carro de família e cai em ribanceira

08:15

Polícia Militar prende indivíduo com dois Mandados de Prisão

08:11

Câmara rejeita denúncia contra prefeito e servidores

08:11

FLAGRANTE - Dupla de acadêmicos é presa após furtar veículo de ex-reitor da UNIR

08:03

Servidor denuncia descarte irregular de lixo hospitalar

08:05

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Três anos de uma obra que mudou Rondônia e o Brasil – Por Sergio Pires

07:47

Sticcero tira pauta para negociação com as empresas

07:38

Polícia prende suspeito de envolvimento em tentativa de latrocínio; ele entrega parceiros do crime

07:22

NOVELAS - Veja o que vai acontecer nesta quarta - feira

Veja Mais

Publicidades