AUMENTO: 35% de etanol na gasolina; o que significa para o desempenho do seu carro?

O alerta é válido para donos de carros antigos ou modelos flex, pois vão precisar demandar maior atenção.

AUMENTO: 35% de etanol na gasolina; o que significa para o desempenho do seu carro?

Foto: Ilustrativa/ Bloomberg

Na última quarta-feira (13), a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que propõe um aumento significativo na mistura de etanol na gasolina, passando dos atuais 22% para 27%, com o objetivo de futuramente atingir uma proporção de até 35%.
 
Sob o título de “combustíveis do futuro”, essa iniciativa busca promover uma maior utilização do derivado de cana-de-açúcar na composição da gasolina.
 
Essa mudança na composição dos combustíveis segue para fortalecer o papel do etanol como uma fonte de energia mais limpa e sustentável, alinhada aos objetivos de mitigação das mudanças climáticas e de promoção da sustentabilidade ambiental.
 
 
Consequências do reajuste da gasolina
 
De acordo com Rogério Gonçalves, diretor de combustíveis da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), os motoristas de carros flex sentirão o impacto do aumento da mistura de etanol na gasolina principalmente no bolso, devido ao maior consumo de combustível decorrente do menor poder calorífico do etanol.
 
Já para os proprietários de carros movidos exclusivamente a gasolina, especialmente os mais antigos, a situação é mais complexa.
 
Segundo o especialista, alguns veículos mais antigos podem enfrentar problemas mecânicos devido ao teor mais elevado de etanol, como ataques a materiais, corrosão de borrachas e elastômeros, além de possíveis falhas causadas pelo não reconhecimento do combustível pelos sensores do veículo.
 
O diretor de combustíveis da AEA também destacou que muitos veículos mais antigos foram ajustados para operar com uma mistura de até 22% de etanol na gasolina, e por isso os 35% podem ser prejudiciais.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?
Qual pré-candidato à Prefeitura de Candeias do Jamari tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS