Uva Glera - por Reinaldo Selhorst

 
A mais antiga documentação relativa ao cultivo dessa variedade remonta a 1772 e aparece no oitavo volume do jornal da Itália, em que o acadêmico Francesco Maria Malvolti fala da qualidade do vinho local e cita a uva. Somente em 2009 o termo passou a se referir à aérea italiana onde a Glera é cultivada e os produtores regionais passaram a seguir uma regulamentação, de acordo com a certificação onde estão inseridos.
 
 
Características da uva Glera
 
 
A Glera é uma uva branca, da espécie que possui alta produtividade. Por isso, os viticultores devem estar sempre atentos às podas, para evitar excesso de produção e perda da qualidade. Ela tem alta acidez e um paladar bastante neutro, tornando-se ideal para produção de vinho, possui brotação precoce e o amadurecimento é tardio.
 
 
Brasil década de 1970
 
 
Estudos ampelográficos mostram que a Glera é cultivada há dezenas de anos em solos gaúchos. Em 1970, descobriram que a cultivar Biancheta Bonoriva, muito encontrada nos antigos vinhedos de Bento Gonçalves, é na realidade a uva Glera. No final da década de 1970, mudas de uvas foram importadas da Itália. Hoje além do Brasil e da Itália, os vinhos da uva Glera são produzidos na Eslovênia, Croácia, Argentina e Austrália.
 
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?
Qual pré-candidato à Prefeitura de Candeias do Jamari tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS